Veja por autor
É preciso se preparar para o novo mercado de trabalho
Publicado em Thu Jan 18 19:35:00 UTC 2018 -O desemprego estrutural é uma realidade nos tempos de hoje devido à revolução tecnológica que tem provocado uma disrupção nos modelos de negócios tradicionais, levando à extinção de certas empresas, a exemplo da Kodak, assim como tem reduzido as vagas de emprego e devem abolir determinadas profissões.
Uma pesquisa da Universidade de Oxford que avaliou tarefas cotidianas de mais de 700 ocupações concluiu que 47% dos empregos corriam alto risco de desaparecer nos próximos 25 anos. Dados do Sebrae também corroboram essa nova realidade. As medias e grandes empresas são as que mais desempregam enquanto os pequenos empreendimentos são responsáveis por gerar renda para 70% dos trabalhadores da iniciativa privada. A menor oferta de emprego, no entanto, não significa diminuição de trabalho.
Portanto, é preciso se preparar para a mudança nas relações de trabalho, para um novo formato de trabalho, para outro rumo. Alguns passos devem ser considerados nessa empreitada:
1. Identificar o que gosta, o que sabe fazer bem, as competências que adquiriu ao longo de sua vida profissional e suas vulnerabilidades.
2. Analisar os projetos que sejam atraentes e buscar informações relevantes sobre eles, inclusive, a realidade do mercado.
3. Selecionar aqueles que sigam na direção de suas características e eleger o que mais afinidade tenha com você.
Tomada a decisão sobre qual vai será o novo rumo, é preciso se planejar para o projeto, cuja viabilidade pode exigir tempo e qualificação.
Revisão: