Veja por autor
A Importância da Visão e da Reinvenção
Em um ambiente cada vez mais dinâmico, é preciso acompanhar as tendências do mercado e ter visão do futuro. Publicado em Sun May 03 18:28:00 UTC 2009 - Edição 552
Não resta dúvida de que cada conquista alcançada, seja no campo profissional, seja no pessoal, deve sempre ser comemorada. Afinal, com a aceleração da vida moderna, não são muitas as oportunidades para isso. Todavia, deve-se também estar sempre atento a uma ameaça que não raramente acompanha o sucesso — a redução da atenção aos novos desafios e às novas exigências do mercado. O sucesso de hoje, com certeza, não durará para sempre.
Para não cair nessa “armadilha”, devem-se tomar alguns cuidados, como: (1) não se prender aos modelos praticados no passado; (2) não esperar que o ambiente volte a ser como antes por decurso de prazo; e (3) estar sempre alerta e nunca deixar de acompanhar o que está acontecendo no ambiente.
A necessidade do acompanhamento do mercado e de suas tendências é ainda mais exigente num ambiente dinâmico e de alta competitividade. É preciso estar sempre atento ao tempo de validade dos produtos ou serviços. O surgimento de novas tecnologias de comunicação resultou numa aceleração do ritmo de vida das pessoas e intensificou a exigência de produtos e serviços cada vez mais completos, acessíveis e competentes — muitas vezes, as demandas dos clientes “de sempre” mudam, e o produto ou serviço “de sempre” não atende mais os mesmos clientes.
Para dar conta do desafio de estar sempre “antenado” com o mercado e permitir uma evolução mais permanente do negócio, e não apenas um breve sucesso, é importante definir um objetivo a ser alcançado — uma visão de futuro. A visão pode ser construída para um período médio de cinco anos e deve funcionar como um norte a ser perseguido. A definição de um objetivo de médio ou longo prazos permite arriscar em novos projetos e não perder o rumo. Além disso, possibilita o início de uma programação do caminho a ser percorrido até o horizonte de tempo da visão.
Além da programação do desenvolvimento do negócio até a visão definida, outro fator se insere como elemento indispensável para a conquista dos objetivos — a disposição para mudar e se reinventar constantemente. Os modelos utilizados no passado certamente foram muito efetivos e proporcionaram ganhos, mas, sem a disposição necessária para reinventar-se, pode-se correr o risco de ficar preso ao passado e não conseguir atender às novas demandas dos clientes.
Para não cair nessa “armadilha”, devem-se tomar alguns cuidados, como: (1) não se prender aos modelos praticados no passado; (2) não esperar que o ambiente volte a ser como antes por decurso de prazo; e (3) estar sempre alerta e nunca deixar de acompanhar o que está acontecendo no ambiente.
A necessidade do acompanhamento do mercado e de suas tendências é ainda mais exigente num ambiente dinâmico e de alta competitividade. É preciso estar sempre atento ao tempo de validade dos produtos ou serviços. O surgimento de novas tecnologias de comunicação resultou numa aceleração do ritmo de vida das pessoas e intensificou a exigência de produtos e serviços cada vez mais completos, acessíveis e competentes — muitas vezes, as demandas dos clientes “de sempre” mudam, e o produto ou serviço “de sempre” não atende mais os mesmos clientes.
Para dar conta do desafio de estar sempre “antenado” com o mercado e permitir uma evolução mais permanente do negócio, e não apenas um breve sucesso, é importante definir um objetivo a ser alcançado — uma visão de futuro. A visão pode ser construída para um período médio de cinco anos e deve funcionar como um norte a ser perseguido. A definição de um objetivo de médio ou longo prazos permite arriscar em novos projetos e não perder o rumo. Além disso, possibilita o início de uma programação do caminho a ser percorrido até o horizonte de tempo da visão.
Além da programação do desenvolvimento do negócio até a visão definida, outro fator se insere como elemento indispensável para a conquista dos objetivos — a disposição para mudar e se reinventar constantemente. Os modelos utilizados no passado certamente foram muito efetivos e proporcionaram ganhos, mas, sem a disposição necessária para reinventar-se, pode-se correr o risco de ficar preso ao passado e não conseguir atender às novas demandas dos clientes.