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Como motivar os funcionários em tempos de crise.
Publicado em 31.05.2019 -Manter a equipe motivada é um dos maiores desafios para qualquer empresa em qualquer tempo, mas em tempos de crise econômica este desafio parecer maior.
A incerteza quanto ao futuro da economia e continuidade da atividade produtiva, a incapacidade de desenvolvimento da carreira e aumentos salariais, são alguns fatores que, naturalmente, sugam o ânimo dos colaboradores, diminuem a motivação do grupo e consequentemente prejudicam os resultados.
Como as empresas e seus gestores devem agir neste cenário de incertezas?
Em primeiro lugar deve-se preservar a transparência nas relações com sua equipe, tratar os assuntos e a situação com a maior clareza possível, elencar os obstáculos que devem ser enfrentados, criar planos e definir as ações para vencer as adversidades.
Crie e incentive mecanismos que valorizem a geração de boas ideias, dando apoio e liberdade para que elas sejam colocadas em prática.
Faça uma análise sincera e equilibrada e verifique se está havendo sobrecarga de trabalhao para algumas pessoas da equipe. Muitas vezes os melhores funcionários ficam mais sobrecarregados, mostram-se proativos, assumem cada vez mais tarefas e projetos, mas se frustam na ausência de reconhecimento, como promoções e aumentos de salário.
Quando a empresa deixa de reconhecer o esforço de seus empregados, não só os desmotiva, mas também perde a capacidade de gerar melhores resultados.
Seja realista quanto á visão/missão da empresa e as metas estipuladas para períodos futuros.
Nada mais frustante do que sonhar alto, sonhos impossíveis. Os colaboradores gostam de saber que estão trabalhando para alcançar patamares melhores, desde que sejam possíveis e que eles também serão recompensados por isto.
Coloque seus melhores esforços para a criação e manutenção de um ambiente de trabalho humanizado. O bom relacionamento entre todos da equipe é fundamental, A competição, pura e simples, deve ser trocada pelo incentivo à colaboração, mesmo sabendo que os mais competitivos e ambiciosos podem se sentir freados nas suas caracteristicas mais desenvolvidas.
A criação de novos desafios e atividades é muito importante. As pessoas gostam de sentir que podem se esforçar e progredir. A ausencia de algo que motive provavelmente fará com que alguns procurem isso em outras empresas.
Finalmente, muita atenção na formação e manutenção das lideranças, estes funcionários são fundamentais para a consolidação do que foi planejado para manter a motivação do grupo. Se a situação já está dificil devido à crise e, por cima, as lideranças não contribuem para um bom clima organizacional, não espere bons resultados.
Muitas pessoas que deixam seus empregos o fazem por causa de seus chefes imediatos, não pelo trabalho, dificuldades de mercado ou ambiente da empresa.