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A importância da métrica no trabalho de comunicação

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Publicado em 23.03.2017 -

 Para ser reconhecido como um trabalho de excelência, a gestão da comunicação tem buscado, cada vez mais, utilizar métricas que possam valorizar o serviço que vem sendo desenvolvido. Um trabalho de comunicação corporativa - assessoria de imprensa, comunicação interna ou gerenciamento de redes sociais - pode ter sido bem feito, ter conseguido “emplacar” varias noticias interessantes, ter tido boa repercussão nas redes sociais e mesmo assim não ser valorizado. Esse é um problema muito comum causado por um relatório de atendimento mal elaborado.

 
Mesmo em uma relação de trabalho sólida e antiga, o reconhecimento da empresa de comunicação pode ser abalado sem “números” que revelem que as metas foram alcançadas. Mas como fazer isso? Cada caso é um caso e merece ser pensado especificamente. Os itens a serem trabalhados deverão ser pontuados de formas diferentes seguindo o perfil de cada cliente. 
A empresa de comunicação irá fazer um imersão no cliente para entender todas as suas necessidades, depois irá apresentar um plano de ação e, como ele, as metas que serão focadas. Para fazer esse acompanhamento, serão desenvolvidas formas especificas de aferir os resultados, podendo assim mostrar que o trabalho está no caminho certo ou que precisa de ajustes.
 
Nas reuniões de imersão, iremos entender melhor os objetivos da empresa, os veículos que serão visados, os porta-vozes que serão utilizados, qual será a linha editorial do jornal interno, o público-alvo nas redes sociais, ferramentas de comunicação que serão usadas, etc. Todo esse processo é variável, mas um relatório final de resultados – que normalmente é entregue periodicamente – é de suma importância para referendar o que vem sendo desenvolvido.
 
Esse balanço deve apresentar o que o cliente sempre busca, que são resultados palpáveis; ele não quer simplesmente a quantidade de matérias publicadas, de newsletters enviados ou de publicações no Facebook. Ele quer fazer a leitura das entrelinhas e saber de que forma esses “números” impactam no seu produto ou serviço.  O cliente quer saber quantas pessoas foram atingidas, o perfil delas, o que isso representa para o seu negócio, a repercussão, os pontos positivos e negativos. 
De nada adianta apresentar relatórios com números impressionantes se não estiverem correlacionados com as estratégias da empresa. Serão apenas números e o cliente não saberá o que fazer com eles. Lembre-se: métricas e planejamento estratégico andam sempre juntos. Por fim, um relatório bem feito é de suma importância para qualificar ainda mais um planejamento de comunicação de sucesso.
 
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Marca Consultexto 02-01
 

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