Coluna

|Era Digital - Conectado - Jeoás Farias

Coluna

|Era Digital - Conectado

Veja por autor

Perspectivas para as Redes Sociais em 2015

Saiba como aproveitar melhor a grande rede para a sua empresa
whatsapp linkedin
Publicado em Mon Jan 12 20:01:00 UTC 2015 - Edição 849

1 – Qual a avaliação que você faz da utilização das redes sociais no mundo corporativo?
As empresas estão muito curiosas e cuidadosas em relação às redes sociais. Elas ainda estão usando pouco do grande potencial que as mídias sociais oferecem. Manter perfis atualizados no Instagram, Twitter e Facebook é uma parte dessas possibilidades .Acredito que 2015 vai ser um ano de consolidação das empresas nessa busca pela interação com as pessoas de forma mais inteligente, mas sem o objetivo somente de vender, que é uma parte do relacionamento pelas redes. Enquanto as empresas só buscarem vender seus produtos e serviços nas redes sociais, elas estarão longe do grande potencial a ser alcançado com o seu uso.

2 – O que você espera em relação à consolidação das redes sociais no ambiente empresarial para 2015?
Com as empresas mais maduras, usando mais o potencial de engajamento e relacionamento de sua marca nas mídias sociais, acredito que o setor de comunicação digital como um todo sinta esse boom, considerando que os resultados a serem alcançados precisam ser medidos com mais eficácia. A presença digital é rodeada de informações que precisam ser analisadas para que se cumpram os objetivos planejados na estratégia da empresa ao entrar nas redes.

3 – Quais são as redes sociais em alta e em baixa atualmente? Por quê?

Temos o Facebook, que ainda permanecerá muito forte frente às outras. O Instagram se consolida quando o assunto é moda, alimentação e vida saudável, além de beleza e bem-estar. O Twitter vem sofrendo grande perda de atenção, porém seu uso tem sua maior qualidade intocada: é o melhor local para o consumo de informação qualificada. As hashtags no Twitter são incríveis para lançar moda, alavancar assuntos e buscar referências de consumo. O YouTube é o grande canal de vídeos. Montar uma estratégia para estar bem posicionado nele é fundamental. O LinkedIn é bem especializado e tem muita força no campo de vagas e negócios entre empresas, mas ninguém vai merecer maior força e estudo de uso que o WhatsApp. As mensagens trafegadas pelos smartphones podem se transformar nas mais bem-sucedidas da comunicação digital por conseguir falar de forma rápida e eficaz a todas as pessoas. Mas claro que tudo que aparece como uma boa solução pode virar uma tragédia: o WhatsApp recebe muitas críticas por causa da quantidade e qualidade de mensagens. O que pode ser uma grande oportunidade de negócio precisa ser tratado com maestria pelos gestores de marketing para não se tornar mais um canal de spam.

4 – Quais as principais dicas para uma empresa fazer bom uso das redes sociais?

As empresas, mesmo sem ter perfis sociais, já estão nas redes. Se o cliente e o concorrente estão, elas estão indiretamente. Por isso, é preciso dar atenção redobrada a esses dois atores, somando a presença que a empresa tem de fazer da sua marca, seus produtos e serviços e a uma forte pesquisa de consumo de informações relacionadas à sua atuação.
 
5 – Você poderia falar de um case de sucesso, em que a estratégia utilizada resultou em uma boa exposição da empresa nas redes sociais?
Grandes ações sociais estão tendo nas redes sociais enormes resultados por causa da facilidade de replicar as boas ações. O Novo Jeito, liderado por Fábio Silva, é um exemplo de um negócio criado por poucas pessoas em busca de ajudar os mais carentes que se tornou um grande negócio-empresa e que conta com mais de 100 mil pessoas conectadas e fazendo uso das redes para muitos projetos solidificados.


Rede Gestão