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A Empresa e as Redes Sociais

Ter um perfil nas redes sociais se tornou praticamente uma obrigação para as empresas. Mas é preciso planejamento e foco para obter bons resultados.
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Publicado em Sun Nov 27 18:32:00 UTC 2011 - Edição 686

          Twitter, Facebook, YouTube, Flickr, Orkut, Foursquare, blogs. Muito mais que um modismo ou coisa de adolescente, como foram consideradas no início, as redes sociais chegaram para ficar e desempenham, hoje, um papel fundamental na comunicação. Para as empresas, as possibilidades são inúmeras. Ao fincar sua bandeira nesse ambiente virtual, é possível saber o que estão falando sobre a marca e seus concorrentes, estabelecer mais um canal de comunicação e atendimento eficaz com seus clientes, divulgar produtos, prestar serviços, veicular informações importantes, entre outros benefícios. Nesta entrevista, o consultor Jeoás Farias, sócio da Concepto Internet, empresa integrante da Rede Gestão, fala mais sobre o assunto.

 
Qualquer empresa deve ter um perfil nas redes sociais?
          Sim, toda empresa, seja qual for o seu tamanho ou a sua área de atuação, deve estar nas redes sociais. A empresa precisa querer estar, montar uma equipe, planejar sua atuação e dar a atenção que o negócio merece. E não basta estar nas redes sociais, é preciso atuar ativamente. Estar presente nesse ambiente é uma grande oportunidade.
 

Por que é importante as empresas estarem presentes nas redes sociais?
          A internet assumiu grande função na nossa vida. Atualmente, planejamos uma viagem, uma compra de eletrodoméstico ou até um pequeno roteiro urbano a partir de pesquisas na rede. A tecnologia criou uma nova forma de comunicação. Hoje as pessoas são as mídias, elas não só fazem perguntas, mas participam das respostas. Além de pesquisar, eu tenho a quem perguntar o que acha sobre uma empresa, um produto ou serviço. O negócio das redes sociais está aí.
 

Que vantagens ou benefícios as redes sociais podem gerar para as empresas?
          O grande diferencial das redes sociais é fazer parte da vida das pessoas. Criar relevância para que as pessoas sigam e curtam uma empresa faz com que ela seja aceita pelos amigos e amigos dos amigos. O alcance e as chances de falar diretamente com clientes em potencial são enormes. O maior benefício é conseguir participar das buscas, conhecer os interesses e hábitos de consumo dessas pessoas, que interagem em grupos.
 
Que cuidados devem ser observados para adotar uma estratégia eficiente?
          Não há regras, existem objetivos que cada empresa deve criar para conseguir medir seu retorno. O maior cuidado é ser transparente, atencioso e ágil na resposta aos usuários. Quem se comunica nas redes sociais quer respostas rápidas, funcionais e, de certa forma, humanizadas.
 

Quais as principais falhas cometidas pelas empresas nas redes sociais?
          São várias, mas as principais são: ausência de planejamento e foco, falta de clareza sobre a abrangência do poder de alcance das redes sociais e falta de preparo da equipe. É um erro delegar o perfil corporativo a pessoas que não entendem o negócio da empresa nem consideram as redes sociais uma prioridade.
 
Quem deve cuidar do perfil da empresa no Twitter, Facebook e em outras redes sociais?
          Pessoas da área de Comunicação e Marketing. Esses profissionais precisam conhecer o negócio da empresa, saber quem são as pessoas responsáveis e ter acesso a elas para resolver problemas, tirar dúvidas e gerenciar crises que eventualmente venham a surgir.
 

A empresa decidiu criar um perfil nas principais redes. Quais devem ser os próximos passos?
          Se, antes de criar os perfis, a empresa estabeleceu um plano de atuação, ótimo. Se não fez isso, mas já criou os perfis, ainda dá tempo. É preciso entender o motivo pelo qual a empresa está nas redes sociais: divulgação, massificação, promoção, relacionamento... Pode ser um objetivo muito simples, mas defini-lo será necessário para trabalhar adequadamente os conteúdos e definir a estratégia de comunicação com os seguidores.


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