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Como se preparar para falar com a imprensa?
Media Training é uma ferramenta muito utilizada e que tem mostrado eficácia. Publicado em Sun Sep 14 00:09:00 UTC 2014 - Edição 832A imprensa e as suas mais variadas áreas são cheias de minúcias e detalhes específicos. Muitas vezes esses direcionamentos característicos de cada veículo —TV, rádio, jornal (impressos em geral) e internet — são esquecidos pelos executivos. Saber se portar diante de cada um deles não é só uma forma de evitar cair em alguma saia justa durante uma entrevista, como também uma forma de melhor passar a mensagem mais estratégica para sua empresa ou organização.
Cuidar da reputação das empresas é objetivo de todo bom porta-voz. Mas atingir esse objetivo requer muita preparação, muito conhecimento sobre o que se fala e, principalmente, concentração nas mensagens que se quer passar. Um bom exercício para quem vai dar uma entrevista, por exemplo, é se questionar sobre que título gostaria de ver publicado na matéria. A resposta a essa pergunta dará ao executivo o foco na mensagem-chave, aquilo que se quer ressaltar durante a entrevista. Bem preparados, os diretores e gerentes ganham confiança e passam a falar com mais desenvoltura e, ainda, evitam graves crises, ocasionadas pelo desconhecimento das técnicas de comunicação. Além de tudo, o Media Training é um trabalho que ajuda a manter a empresa com uma boa imagem diante da opinião pública.
Esse treinamento, em geral, é realizado por meio de workshops, palestras e simulações de entrevistas e tem como meta deixar os executivos das empresas mais acostumados com o contato com a imprensa e posicioná-los de maneira apropriada quando entrevistados por jornalistas. O ideal é que o Media Training englobe uma parte prática e outra teórica, com exercícios que coloquem o executivo diante de situações que podem acontecer no seu dia a dia.
Com o Media Training, o participante também passa a ter uma postura pró-ativa no trato com os meios de comunicação de massa. O treinamento ajuda ainda a fomentar a discussão sobre o papel dos executivos como representantes institucionais, a fornecer subsídios para que eles compreendam suas responsabilidades como representantes na construção da imagem da instituição e os prepara para fazer uso dos meios de comunicação. Tudo isso com a finalidade de atingir os objetivos da instituição: o bom comportamento do entrevistado frente às câmeras e aos microfones. Nesse caso, incluindo postura, consultoria de moda, dicção, construção de texto, tempo de entrevista e forma de tratar os jornalistas.
Sabemos que a melhoria vem com a prática constante e participação em entrevistas. Quanto mais entrevistas der, mais o executivo se aperfeiçoa. A maneira correta de endereçar a mensagem-chave durante a entrevista é outro desafio do executivo. Para desenvolver essa capacidade, algumas dinâmicas ajudam a entender quem é o “cliente” do jornalista. Ao entender para quem aquele veículo fala, como seu público é impactado, o grau de entendimento do leitor ou ouvinte sobre o assunto, o porta-voz chega enfim à excelência na arte de dar uma boa entrevista.