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Cuidados no Relacionamento com a Imprensa
A relação entre fontes e repórteres nem sempre é tranquila, mas algumas atitudes podem ajudar no contato com os jornalistas. Publicado em Sun Jan 10 20:03:00 UTC 2010 - Edição 588
O relacionamento com a imprensa é um assunto que ainda deixa muitos profissionais inseguros, por mais experientes que sejam em suas áreas de atuação. É comum a resistência a dar entrevistas e o medo de que as declarações sejam deturpadas ou publicadas de forma incompleta. Entrevistados queixam-se de que os repórteres são apressados por natureza e nem sempre apuram as informações com o devido cuidado. Repórteres reclamam dos incontáveis “chás de cadeira” a que são submetidos e do despreparo de alguns entrevistados, o que termina atrapalhando o rendimento da matéria. Para tornar essa relação menos tumultuada, alguns cuidados devem ser tomados no contato com a imprensa no dia a dia.
(1) Atenda sempre o repórter. Jornalistas têm prazos rígidos para concluir a apuração de uma matéria. O jornal não pode ficar esperando você terminar suas tarefas para, só então, dar entrevistas. Atenda o jornalista sempre que ele o procurar, mostre disponibilidade e atenção. Se for solicitado ao telefone e não puder atender na hora, diga quanto tempo depois você ligará de volta. E cumpra. Poucas coisas irritam mais o repórter do que brincar de gato e rato com seu entrevistado.
(2) Tenha sempre informações à mão. Ao dar uma entrevista, estude, sempre que possível, o assunto tratado. Jornalistas precisam de números, como os ligados à produção, ao faturamento, ao aumento de vendas ou de atendimento. Tenha-os sempre à mão. Se não souber uma informação, não chute. Diga que não sabe ou que vai apurar e a repassa depois. Lembre-se de que tudo o que você disser poderá ser publicado no outro dia no jornal.
(3) Trate bem o jornalista. Parece uma regra óbvia, mas não é. Muitos entrevistados ainda tratam o repórter como um “inimigo”, ávido por publicar matérias negativas e denegrir a sua imagem e a da empresa. Isso não é verdade. O bom relacionamento com a imprensa é hoje um fator fundamental para o sucesso no ambiente de negócios. E, se por acaso o teor da matéria não for positivo, seja o primeiro a assumir o problema e a dar a sua versão do fato.
(4) Não seja arrogante. “Sou anunciante do jornal”, “Quero que você me mostre a matéria antes de publicar”. Declarações como essas podem minar de vez sua relação com o repórter. Mantenha uma postura simpática e mostre-se disposto a tirar qualquer dúvida. Não se ofenda com perguntas básicas. Para redigir corretamente a matéria, o repórter precisa primeiro entender o que está sendo dito. Quanto maior a colaboração entre a fonte e o jornalista, menor a possibilidade de erros na matéria. Se você sentir que ele não entendeu bem uma informação, repita de uma outra forma. Seja paciente e disponível.
(5) Cuidado com o off. Se, durante a entrevista, você sentir necessidade de dar uma informação ao repórter, mas não gostaria que ela fosse publicada, avise antes que está falando em off. Mesmo assim, o off exige muito cuidado, tanto do jornalista como da fonte. O ideal é que seja concedido apenas em situações excepcionais e para jornalistas com quem se tenha uma relação de confiança.
(6) Não leve nada para o lado pessoal. Jornalistas não existem apenas para dar notícias positivas. Se você ou sua empresa forem alvo de uma matéria negativa, nada de retaliar o repórter, negando-se a atendê-lo em outra oportunidade. Lembre que ele é um profissional no cumprimento de seu trabalho.
(7) Torne-se fonte. Fonte é aquela pessoa para quem o jornalista sempre liga para saber as novidades da área ou para ouvir a opinião sobre um determinado assunto.
Cumprindo essas regras e investindo no bom relacionamento com o repórter, você já tem meio caminho andado para tornar-se uma boa fonte.
(1) Atenda sempre o repórter. Jornalistas têm prazos rígidos para concluir a apuração de uma matéria. O jornal não pode ficar esperando você terminar suas tarefas para, só então, dar entrevistas. Atenda o jornalista sempre que ele o procurar, mostre disponibilidade e atenção. Se for solicitado ao telefone e não puder atender na hora, diga quanto tempo depois você ligará de volta. E cumpra. Poucas coisas irritam mais o repórter do que brincar de gato e rato com seu entrevistado.
(2) Tenha sempre informações à mão. Ao dar uma entrevista, estude, sempre que possível, o assunto tratado. Jornalistas precisam de números, como os ligados à produção, ao faturamento, ao aumento de vendas ou de atendimento. Tenha-os sempre à mão. Se não souber uma informação, não chute. Diga que não sabe ou que vai apurar e a repassa depois. Lembre-se de que tudo o que você disser poderá ser publicado no outro dia no jornal.
(3) Trate bem o jornalista. Parece uma regra óbvia, mas não é. Muitos entrevistados ainda tratam o repórter como um “inimigo”, ávido por publicar matérias negativas e denegrir a sua imagem e a da empresa. Isso não é verdade. O bom relacionamento com a imprensa é hoje um fator fundamental para o sucesso no ambiente de negócios. E, se por acaso o teor da matéria não for positivo, seja o primeiro a assumir o problema e a dar a sua versão do fato.
(4) Não seja arrogante. “Sou anunciante do jornal”, “Quero que você me mostre a matéria antes de publicar”. Declarações como essas podem minar de vez sua relação com o repórter. Mantenha uma postura simpática e mostre-se disposto a tirar qualquer dúvida. Não se ofenda com perguntas básicas. Para redigir corretamente a matéria, o repórter precisa primeiro entender o que está sendo dito. Quanto maior a colaboração entre a fonte e o jornalista, menor a possibilidade de erros na matéria. Se você sentir que ele não entendeu bem uma informação, repita de uma outra forma. Seja paciente e disponível.
(5) Cuidado com o off. Se, durante a entrevista, você sentir necessidade de dar uma informação ao repórter, mas não gostaria que ela fosse publicada, avise antes que está falando em off. Mesmo assim, o off exige muito cuidado, tanto do jornalista como da fonte. O ideal é que seja concedido apenas em situações excepcionais e para jornalistas com quem se tenha uma relação de confiança.
(6) Não leve nada para o lado pessoal. Jornalistas não existem apenas para dar notícias positivas. Se você ou sua empresa forem alvo de uma matéria negativa, nada de retaliar o repórter, negando-se a atendê-lo em outra oportunidade. Lembre que ele é um profissional no cumprimento de seu trabalho.
(7) Torne-se fonte. Fonte é aquela pessoa para quem o jornalista sempre liga para saber as novidades da área ou para ouvir a opinião sobre um determinado assunto.
Cumprindo essas regras e investindo no bom relacionamento com o repórter, você já tem meio caminho andado para tornar-se uma boa fonte.