Coluna

|Variedades - Rede Gestão - Ricardo de Almeida

Coluna

|Variedades - Rede Gestão

Veja por autor

TGI e INTG Lançam 11ª Edição da Pesquisa

O estudo pretende lançar um olhar para o futuro do Estado, pensando os setores estratégicos da economia sob a perspectiva da inovação e da sustentabilidade.
whatsapp linkedin
Publicado em Sun Jun 20 15:12:00 UTC 2010 - Edição 611

          Em um momento em que se consolidam importantes investimentos em Pernambuco, a 11ª edição da Pesquisa Empresas & Empresários, realizada pela TGI e pelo INTG, pretende lançar um olhar para o futuro do Estado, pensando os onze setores mais importantes da economia pernambucana sob a perspectiva da inovação e da sustentabilidade. Mantendo sua característica prospectiva e investigadora, a E&E vai fazer um esforço concentrado para pensar o futuro de Pernambuco nos próximos 25 anos, um exercício fundamental para que as empresas e o Estado possam aproveitar a melhor oportunidade de crescimento dos últimos tempos. 
          A ideia é aprofundar o estudo sobre os dez setores mais competitivos da economia pernambucana, realizado na 10ª edição, incluindo na pesquisa o setor petroquímico, em função da instalação de empreendimentos estruturadores, como a Refinaria Abreu e Lima e a Petroquímica Suape. Para cada segmento, serão realizadas reuniões setoriais com representantes das empresas e instituições do setor, entrevistas com lideranças representativas e workshops, além de um trabalho de pesquisa sobre a evolução e as principais tendências econômicas, ambientais e tecnológicas. A largada já foi dada com a realização da primeira reunião setorial, no dia 17 de junho, com empresários e representantes do setor de Metalmecânica.
          O principal diferencial dessa nova edição é a proposta de pensar os setores estratégicos da economia pernambucana sob o ponto de vista da inovação e da sustentabilidade, pré-requisitos para qualquer empresa ou organização que queira se manter competitiva. Esse esforço de diagnóstico e planejamento é fundamental para Pernambuco e as empresas pernambucanas se prepararem para atuar de forma sustentável, garantindo seu lugar no futuro.
          O resultado final de todo esse trabalho será transformado no livro Pernambuco da Próxima Geração, completando a trilogia iniciada com Pernambuco Afortunado (resgatando o passado) e Pernambuco Competitivo (retratando o presente), lançados pela TGI pelo INTG. 
          Além da Consultoria Econômica e Planejamento (Ceplan), o grupo técnico da Pesquisa ganha, este ano, o reforço da Multivisão, empresa comandada pelo economista Sérgio Buarque, que será responsável por traçar o cenário futuro dos segmentos pesquisados. A 11ª edição da E&E terá mais uma vez o apoio do Sistema Jornal do Commercio e da revista Algomais. Assim como ocorreu na última edição, o JC irá publicar cadernos especiais sobre os onze segmentos investigados, divulgando, ainda, os conteúdos da pesquisa nos outros veículos do Sistema. A Algomais também publicará mensalmente matérias especiais sobre a Pesquisa.
 


Rede Gestão