Coluna

|Variedades - Opinião

Coluna

|Variedades - Opinião

Veja por autor

O que deve ser considerado ao se escolher mudar de profissão?

É comum na vida de profissionais o questionamento sobre sua carreira. Esse questionamento pode dar lugar a uma inquietação que vira uma bola de neve, e o trabalhador acaba por decidir mudar de profissão. No entanto, é preciso estar atento para saber se essa é a melhor decisão e qual é a melhor maneira de agir após essa convicção. Entrevistamos Silvia Gusmão, psicanalista e sócia da trajeto comunicação, para explicar melhor esse processo.
whatsapp linkedin
Publicado em Thu Feb 23 13:00:00 UTC 2017 - Edição 921
Quais são as principais perguntas que devem ser feitas pelo profissional que quer mudar de carreira?
O momento certo de pensar sobre mudança de profissão é sempre quando se está insatisfeito ou desmotivado. No entanto, é recomendável que, antes de se tomar uma decisão, o profissional se pergunte qual é a origem do problema: “Ele está mais relacionado com o contexto ou o ambiente organizacional?”, “É porque não me identifico com o que faço?” ou, ainda, “É uma questão mais de ordem subjetiva, que foi deslocada para o trabalho?”. A discriminação dos elementos em jogo permite considerar mais adequadamente as alternativas de solução, e a saída pode ser uma mudança de emprego, de profissão ou da própria posição na relação com a equipe.
 
Quais são as vantagens e desvantagens de uma mudança de profissão?
A principal vantagem de mudar de profissão é ter a chance de investir em projetos mais prazerosos e, por essa razão, mudar a posição frente à carreira. Os efeitos que decorrem dessa mudança são maior assertividade, determinação e disponibilidade para enfrentar obstáculos e foco nos estudos e na carreira, ao contrário dos efeitos das escolhas  inadequadas, em que a pessoa se sente desmotivada, imobilizada, tomada pelo sentimento de fracasso e com a autoestima comprometida. A desvantagem é porque toda mudança gera crise. Abandona-se algo que incomoda, embora já conhecido, por alguma coisa nova, e isso sempre envolve certa dose de receio.
 
Como o contexto social e econômico influencia nessa decisão?
Em tempos de crise, o desemprego aumenta, portanto pode ser um bom momento para se considerar a perspectiva de mudança de profissão ou de ocupação. Planejar-se para isso num tempo hábil pode evitar que o sujeito fique refém dos ditames do mercado ou das injunções organizacionais.
 
Consideradas todas as questões pertinentes e com a decisão tomada, o que é preciso fazer?
O próximo passo é fazer o planejamento estratégico da carreira. Pensar aonde se deseja chegar a médio/longo prazo, as estratégias mais adequadas para viabilizar o projeto e o tempo para executá-las. Analisar e discriminar o que se deseja e, além disso, planejar como viabilizar esse novo projeto, no tempo que é possível, aumentam as chances de êxito na nova profissão.
 

Revisão:
 


Rede Gestão