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Pior do que a crise é o medo dela

Integrantes da Rede Gestão fazem avaliação do momento pelo qual o Brasil vem passando.
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Publicado em Sun Aug 16 12:00:00 UTC 2015 - Edição 880
Como em quase tudo no campo da gestão empresarial, também para o enfrentamento de momentos de crise não existe "fórmula mágica". O que devemos considerar são recomendações básicas que exigem adaptação a cada realidade organizacional. De uma maneira geral, os gestores devem fazer dois movimentos: (1) para dentro da organização, é preciso cuidar com afinco da preservação do caixa, reprogramando alguns investimentos se necessário, e da sustentação do ânimo da equipe, mantendo a clareza da comunicação, sobretudo em relação às decisões que precisem ser tomadas para o enfrentamento da crise; (2) com relação ao mercado, o investimento deve se concentrar na inovação, com foco na busca por receitas não tradicionais, seja com novos produtos/serviços ou com novos mercados ainda não atendidos. Fabio Menezes – sócio da TGI Consultoria em Gestão.
 
Embora de tempos em tempos com ritmos diferentes, a economia não para nunca de girar. Nós é que talvez não estejamos na velocidade adequada ou, quem sabe, a nossa forma de viver não esteja facilitando o giro da roda no compasso do mundo. Por outro lado, atravessando o ritmo, o tal do medo paralisa, entreva e, em qualquer situação, precisa ser enfrentado, particularmente nas fases em que esse ritmo está menos agitado. Nesses tempos, em vez de medo, o mais indicado é aproveitar a situação para observar mais ao redor, planejar novo compasso e ajustar a forma corporal da empresa. É tempo de pensar ativamente, fazer revisões, manutenção e reciclagem. Parar, jamais! Empresas têm ciclos, mas, no ecossistema organizacional, a morte é para quem quer parar de dançar ou para os que não estão tratando de evitar a queda. Sergio Ferreira – sócio da Guimarães Ferreira
 
Do ponto de vista da gestão, é um momento difícil, delicado e que exige atenção. Uma crise econômica pede revisão dos investimentos e dos custos adequação dos produtos e serviços e ajustes no funcionamento da empresa às novas necessidades. Os empresários precisam fazer tudo isso, mas sem colocar em risco o futuro dos negócios. Cortes excessivos de investimentos ou de despesas estratégicas podem ser um tiro no pé. Essa situação não será para sempre, momentos melhores virão, e as empresas e os profissionais precisam estar preparados para aproveitá-los. Ter medo faz parte, e ele ajuda a pensar opções de saída de situações difíceis, mas, quando excessivo, paralisa e cria as condições perfeitas para a concretização do pior cenário. Georgina Santos – sócia da ÁgilisRH.
 
O Brasil já conviveu com situação econômica muito pior do que a atual. Durante as graves crises do passado, criamos “defesas” que hoje nos ajudam no setor financeiro, na cultura empresarial e mesmo no governo. O problema atual é que há uma crise política que acirra os ânimos e contagia negativamente o ambiente de negócios. Não podemos deixar isso acontecer. É preciso cobrar responsabilidade e serenidade política. Os problemas políticos passam, e o País continua. A crise econômica causará certa retração, mas não destruirá nosso mercado. E já é possível ver que, com maior ou menor dificuldade, a questão econômica está endereçada pelo governo. Nem todos segmentos estão sendo impactados da mesma forma, e é preciso lembrar que o conjunto de investimentos privados, gerando empregos e renda, é a força motriz para a própria retomada do crescimento. Assim, o momento pede cautela, mas não uma desmedida retração geral.  É preciso planejar melhor os investimentos e perceber que a vida continua! Gustavo Escobar – sócio do escritório Escobar Advocacia.
 
Apesar de nuvens bastante carregadas na economia e na política, o País continua caminhando, na verdade a passos lentos e de lado, mas continua funcionando. Algumas empresas estão demitindo, principalmente aquelas que prestam serviços para o governo, a indústria naval e o petróleo. Outras, no entanto, estão revendo processos, melhorando seus indicadores de desempenho e contratando gente. Existe demanda nas áreas financeira, de informática, de gestão e de saúde. Uma coisa é certa, uma hora a crise passa, a dinâmica da economia faz aparecer empresas e profissões, enquanto outras ficam pelo caminho. Quem souber aprender com a crise sairá fortalecido para enfrentar um novo ciclo de crescimento, num outro cenário de negócios, oxalá mais ético e produtivo. Carlos Alberto Valença – sócio da ACTBel Assessoria e Consultoria Técnica em RH.
 
Um país como o Brasil, com as riquezas que possui, não pode viver centralizando seus sonhos e desejos na personalização de poder de um representante eleito. Diferentemente do que muita gente pensa, não precisamos diminuir o tamanho do Estado, precisamos mesmo é aumentar a participação da sociedade. A crise que se apresenta tem duplo caráter: político e econômico. Esta condição se auto alimenta e se transforma em  espiral vicioso até o ponto de ruptura, o qual ainda não enxergamos. Faz-se necessária a aparição desse ponto de ruptura, quer seja por ação política, quer seja por ação social. Cabe ao cidadão provocar a melhoria do seu microambiente, pelejando, acreditando, cobrando, trabalhando, empreendendo, gerando a riqueza de que o Brasil tanto precisa, enfrentando a crise de peito aberto, sem medo do embate. Já passamos por maiores e piores e sobrevivemos, e ninguém entende mais de crise do que nós. Pior do que a crise é o medo dela, e a causa do medo é a ignorância. Gilberto Freyre Neto – coordenador-geral de Projetos da Fundação Gilberto Freyre.

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