Coluna

|Variedades - Opinião - Eduardo Lemos Filho

Coluna

|Variedades - Opinião

Veja por autor

Novos Empreendimentos

Mesmo com as constantes mudanças no comércio, o mercado comporta ainda os modelos tradicionais de shopping centers.
whatsapp linkedin
Publicado em Sat Jul 18 12:00:00 UTC 2015 - Edição 876
Centros comerciais são empreendimentos de longo prazo. Entre a decisão de fazer e a inauguração, o cenário econômico muda várias vezes. Essa é uma característica forte da economia de hoje, e os empresários já estão adaptados aos ciclos de mudança cada vez mais curtos. Certa vez, li que o megainvestidor Warren Buffett falou que nunca tomou uma decisão importante baseado no momento macroeconômico. 
 
Para confirmar essa ideia, tivemos a oportunidade de participar de duas inaugurações recentes que foram bem-sucedidas. A do Armazéns do Porto, no Bairro do Recife, logo no início deste ano, e a do Empório Gourmet, na Reserva do Paiva, no mês de abril.
 
Esses empreendimentos também ratificam a evolução dos negócios, pois se tratam, respectivamente, do primeiro festival center do Estado de Pernambuco e de um shopping de vizinhança temático instalado num bairro planejado; na nossa opinião, uma tendência da indústria brasileira de shopping centers, a exemplo do mercado norte-americano.  
 
Por outro lado, ainda existem espaços para o nosso modelo tradicional. A LMS|TGI está atuando na implantação do primeiro shopping regional da zona norte da Região Metropolitana do Recife, o Paulista North Way Shopping, com 30.000 m² de Área Bruta Locável (ABL) da ACLF Empreendimentos, que será inaugurado no dia 30/10/15 e atenderá uma população de 730 mil pessoas com boa renda e carente de uma oferta desse porte.
 
O Paulista North Way Shopping já conta com 8 lojas-âncoras (Riachuelo, Le Biscuit, C&A, Park & Games, Marisa, Lojas Americanas, Expresso Cidadão, Cinesystem), 5 megalojas (Treno Fitness, Figueiras Calçados, Eletro Shopping, Credimóveis Novolar, Esposende) e 7 salas de cinema, operadas pela Cinesystem. Terá 127 lojas-satélites, 22 operações de fast food e 1.500 vagas de estacionamento.  Está com 85% da ABL comercializada, o que reforça o conceito que os empresários lojistas também aproveitam as boas oportunidades, fortalecem suas empresas e colhem bons frutos desse empreendedorismo. 
 
Além desse mix completo, os clientes do Paulista North Way Shopping contarão com um equipamento moderno que carrega boas práticas socioambientais e novas tecnologias desde a sua concepção. Uma grande obra privada que irá inaugurar esse ano.
 
Os altos e baixos do mercado geram aprendizados. Portanto, tenho ouvido de grandes empresários que é fundamental investir ainda mais no trabalho, na inovação e nos recursos humanos, para se antecipar às mudanças e implantar diferenciais competitivos.
 
Muitos projetos estão em construção para serem anunciados e lançados no momento certo. A economia do nosso estado está em outro patamar, está mais preparada do que antes. Hoje se investe mais em planejamento para se errar menos na execução. Sempre, em qualquer cenário, vai haver riscos e muito esforço. O Papa Francisco prega que é preciso de tempo para compreender, inteligência para buscar os caminhos e coragem para seguir adiante. E Antonio Ermínio de Moraes deixou registrado que investimento sem risco é enganar o povo.
 
Momentos desafiadores não atingem todos de maneira uniforme, e, quando o cenário clareia, quem planejou e se preparou larga na frente com mais chances de vencer.
 

Rede Gestão