Coluna

|Variedades - Opinião

Coluna

|Variedades - Opinião

Veja por autor

José "Por Causa" e João "Apesar"

whatsapp linkedin
Publicado em Sun Jul 18 14:59:00 UTC 1999 - Edição 44
Se existe uma expressão que empresários não gostam de ouvir é o "Por Causa". O "Por Causa" é freqüentemente utilizado como desculpa pela não realização de alguma coisa. "Por causa da chuva, por causa da minha mãe que está doente, por causa do dólar...", e por aí vai. Existem no mercado verdadeiros especialistas em dar diferentes variações ao "Por Causa".
Do outro lado, estão os adeptos do "Apesar". Estes profissionais são exatamente o oposto dos primeiros já que, para eles, não existe dificuldade capaz de atrapalhar o que se planejou fazer. Seu maior prazer consiste em dizer : "Fulano, apesar da crise financeira do país, apesar de ganhar pouco, apesar da minha dor de cabeça, aqui está o trabalho que eu me comprometi a entregar hoje".
Parece brincadeira, mas o que encontramos diariamente no mercado são profissionais exatamente com estes perfis - os motivados, que assumem com disposição e prazer as tarefas que lhes são repassadas, e outros que se escoram, sem ânimo para vencer a tendência de fazer simplesmente o que "dá menos trabalho". Estes últimos, por sobra de tempo, vivem reclamando do chefe, do salário, dos "Joões Apesar" que trabalham na mesma equipe e que pela sua eficiência acabam denunciando a acomodação dos outros.
E você? Qual dos dois perfis apresentados mais se aproxima da sua conduta ? Seria bastante prudente se os "Josés Por Causa" procurassem rapidamente mudar a sua postura frente aos desafios que lhes são apresentados. É preciso estar atento ao fato de que o mercado está cada vez menos tolerante com profissionais sem iniciativa e que sempre arrumam uma boa desculpa para não sair do seu estado de inércia.
Luiz C. Bernhoeft Jr
Sócio Diretor da Bernhoeft Assessoria & Consultoria Contábil

Rede Gestão