Coluna

|Variedades - Mitos & tabus - Luiz Carlos Bernhoeft Júnior

Coluna

|Variedades - Mitos & tabus

Veja por autor

O Casamento, a Sociedade e o Contador

whatsapp linkedin
Publicado em Sun Jun 12 18:41:00 UTC 2005 - Edição 350
Apesar de serem parte fundamental da vida de muitas pessoas, esses três tipos de parceria ainda provocam dor de cabeça em muita gente. Por motivos diversos, são poucos os que conseguem manter um relacionamento saudável e estável com o seu cônjuge, sócio ou contador. Pensando no assunto, pude observar que existem algumas similaridades entre essas relações. Não é à toa que muitos se referem ao relacionamento com o sócio ou com um prestador de serviço estratégico — como o contador — como um verdadeiro “casamento”. Da mesma maneira que marido e mulher vivem, na prática, uma sociedade — e das mais complexas. Essas características comuns em parcerias tão distintas talvez estejam na raiz de todos os problemas. Podemos relacionar as principais:

Longevidade: todos esses relacionamentos tendem a ser longos. Não é bom, e não faz bem a ninguém, trocar qualquer um desses três parceiros de tempos em tempos. Todo relacionamento longo, por sua vez, exige que as partes tenham a abertura necessária para rediscutir coisas que davam certo e passaram a não mais atender às necessidades e expectativas dentro de uma nova realidade.

Intimidade: todos os atores envolvidos nesses três tipos de relacionamento conhecem muito profundamente o outro e isso provoca situações nunca vividas com aqueles com quem mantemos um relacionamento superficial. Em qualquer dessas situações, os defeitos, mais cedo ou mais tarde, ficam evidentes, e tratar isso nem sempre é fácil.

Cumplicidade: para ir bem em qualquer uma dessas situações, é preciso ter confiança mútua profunda. Qualquer arranhão quebra um elo que dificilmente pode ser remendado.

Dificuldades de comunicação: nas três situações, a intimidade leva a uma conclusão (muitas vezes equivocada) de que o outro já sabe o que você quer ou quer dizer. Essa pressuposição atrapalha uma comunicação clara. Tudo o que não é colocado claramente tem muitas chances de não ser bem compreendido e pode se tornar um problema.

Respeito: Pode ser um paradoxo, mas, muitas vezes, por convivermos demais com uma pessoa ou um grupo de pessoas, começamos a descuidar desse traço tão importante no relacionamento interpessoal.

Esses são apenas alguns pontos que identifico como sendo um traço comum entre essas três formas de relacionamento. Em todas elas, acredito, é perfeitamente possível identificar os problemas a tempo e resolvê-los, tornando a relação mais sólida, sadia e estável, com ganhos para todas as partes envolvidas. Afinal, parcerias são fundamentais, seja na nossa vida pessoal ou profissional. Identificar os erros e corrigir a rota a tempo é uma atitude fundamental para quem deseja ser bem-sucedido, seja qual for a área.

Rede Gestão