Coluna

|Variedades - Artigos Principais - Edmilson José Silva

Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Veja por autor

Ser gerente hoje: Desafios e oportunidades

whatsapp linkedin
Publicado em Sun Aug 19 13:19:00 UTC 2001 - Edição 152
Ser gerente hoje: excelente oportunidade para vencer desafios. Jamais na história o papel do gerente foi tão importante, tão desafiador. Isso faz com que surjam excelentes condições para o desenvolvimento. Os rumos que a economia mundial tem tomado nos revela um ponto-chave: Não basta apenas ter nome, nem muito dinheiro. Só sobreviverá quem souber administrar muito bem o seu negócio. Essa conjuntura atual nos mostra que, se por um lado, a globalização abriu esse filão, o do gerenciador, por outro, revela que ele tem que ser diferente daquele de uma década atrás, cuja principal missão era ditar ordens, revelando, muitas vezes, verdadeiros sociopatas travestidos de chefes.

O gerente hoje deve enxergar além do seu setor de trabalho, deve perceber a empresa como um todo, onde as pessoas são interdependentes. Deve buscar, além de tudo, que seus gerenciados atuem de forma tal que, mesmo na sua ausência, ele tenha a certeza de que tudo estará bem, que as tarefas serão executadas sem atropelos. E mais: a equipe não fará simplesmente por que domina as rotinas, mas porque fazem, também, pelo prazer em executar bem.

Daí a importância fundamental do gerente: ser não apenas um porta-voz dos patrões, mas, sim, o reflexo da própria empresa, além de guia legitimado de sua equipe.

Rede Gestão