Coluna

|Variedades - Artigos Principais - Luís Gustavo de Carvalho Bosco

Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Veja por autor

Auditoria de controles operacionais

whatsapp linkedin
Publicado em Sun Jun 10 12:59:00 UTC 2001 - Edição 142
Há um crescente aumento na procura de empresas privadas por trabalhos de auditoria operacional. As dúvidas quanto aos controles existentes e os procedimentos praticados por alguns empregados têm levado os empresários a procurar tais serviços e, na maioria das vezes, ter grandes surpresas ao final dos trabalhos. A surpresa é decorrente do novo, de ser apresentado à rotina da empresa, às vezes comandada há anos e não conhecida em sua totalidade. As fragilidades e os erros cometidos nos procedimentos diários são decorrentes, em sua maioria, do despreparo técnico e conseqüente falta de acompanhamento de um profissional mais qualificado. Por outras vezes, a má-fé e a possibilidade de aproveitar uma inexistência de controle são utilizadas, originando as "fraudes".

Os controles internos instituídos nas empresas visam assegurar uma rotina de procedimentos que as façam caminhar de forma segura e produtiva, fornecendo ferramentas para o controle do negócio. Entretanto, o que vem ocorrendo com freqüência é o descumprimento dessas normas e um descontrole operacional e documental provocado pela falta de acompanhamento das atividades desenvolvidas.

Há bons sistemas operacionais nas empresas que não vêm sendo utilizados, bem como normas essenciais estabelecidas em manuais de procedimentos internos que não vêm sendo cumpridas, tornando as empresas cada vez menos profissionalizadas. As empresas de auditoria, ao iniciarem trabalhos dessa natureza, detectam diversas falhas de organização e condução dos setores, apresentam relatórios de problemas encontrados e demonstram a fragilidade existente em cada área auditada. Ao término dos trabalhos, sugerem novos controles a serem acrescentados nos setores examinados. O conhecimento de todas as rotinas de controle da empresa é uma ferramenta primordial para a direção traçar metas e projetar resultados, sem que encontrem no caminho surpresas indesejáveis.

Rede Gestão