Coluna

|Variedades - Artigos Principais - Ana Magalhães

Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Veja por autor

Para prevenir o desconforto da demissão

whatsapp linkedin
Publicado em Sun Jun 03 12:58:00 UTC 2001 - Edição 141
É muito difícil falar de desligamento sem que se considere a seleção como um mecanismo preventivo. Em outras palavras, as saídas têm muito a ver com a forma como as pessoas entram (são selecionadas) nas empresas.

O primeiro passo para minimizar os riscos de ter que enfrentar um processo de desligamento (questão sempre difícil para a empresa e para o empregado) é minimizar os riscos de uma escolha inadequada.

Para ter sucesso na escolha, a empresa deve tomar cuidados como: (1) envolver o gerente imediato na seleção e (2) considerar a competência técnica, o estilo e a identificação do profissional com a cultura da empresa.

Uma pesquisa realizada pela revista Você S.A. em março de 2000, com 522 empresas atuantes no Brasil, evidencia que o estilo pessoal é um fator determinante na permanência dos profissionais selecionados. Entre as empresas, 75% registram incidência de 1 a 5 demissões/mês. Quando questionadas porque demitem, apenas 13% afirmam ser por falta de habilidades específicas, experiência profissional ou atualização técnica. Já 87% afirmam demitir por motivos como temperamento pessoal, forma de relacionamento e incapacidade de gerenciar equipes.

Esses resultados reforçam a tese de que, para evitar enfrentar um desgastante processo de desligamento, é de fundamental importância atentar para a contratação de pessoas sintonizadas com o estilo da empresa, além de possuírem habilidade para relacionamento, flexibilidade para as mudanças e capacidade de produzir resultados.

Não por acaso, essa é uma exigência dos dias atuais onde a busca pelo desenvolvimento de equipes engajadas e comprometidas com o projeto da organização é um grande diferencial competitivo. E para estar engajado, é preciso sintonizar.

Portanto, muito cuidado na hora da seleção. É importante prestar atenção não só nas habilidades técnicas do candidato, mas também e principalmente no estilo e na sintonia do candidato com os valores e a cultura da empresa. Esse cuidado pode prevenir momentos desagradáveis no futuro. Momentos, aliás, que, mesmo desconfortáveis, não devem ser postergados.

Como afirma J. Marriott Jr.: "Encontre boas pessoas e espere que elas tenham um bom desempenho. Mande-as embora de maneira rápida e justa se tiver feito a escolha errada".

Rede Gestão