Coluna

|Variedades - Artigos Principais - Renato Mazzini

Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Veja por autor

Planejando para crescer

whatsapp linkedin
Publicado em Sun May 13 12:58:00 UTC 2001 - Edição 138
A falta de um planejamento financeiro é o principal motivo que leva de 60% a 80% das empresas a fecharem antes de completar um ano de existência. Por não possuir um setor financeiro bem estruturado, a maioria dos microempresários não consegue prever nem mesmo um mês no futuro de suas empresas. Dessa forma, vivem "apagando incêndios" no dia-a-dia e não estabelecem uma visão de médio e longo prazos do seu negócio.

O problema é que muitos desses empresários têm uma visão distorcida sobre a área financeira, imaginando que esse setor se restringe à tesouraria. Outro erro freqüente é acreditar que o planejamento financeiro só deve existir em grandes empresas ou multinacionais. Na realidade, quanto menor a empresa, melhor deve ser o seu planejamento.

Nem sempre faturar mais significa lucrar mais. Pois, quando não existe um planejamento de custos, embora o faturamento possa estar aumentando, as despesas também aumentam e o lucro diminui. Por isso, é imprescindível a existência de um departamento financeiro para monitorar o crescimento da empresa e fazer também o planejamento de custos. Com isso, pode-se estabelecer o melhor preço para a mercadoria e obter, assim, um lucro real.

No caso das pequenas empresas, que não dispõem de um departamento específico, é vital que o empresário ou executivo que participa da administração saiba estruturar a área financeira. Para isso é necessário ter conhecimento sobre análise de balanços, custos, formação de preços, além de saber avaliar resultados e fluxo de caixa. Com essa capacitação, o empresário poderá fazer uma leitura mais imediata dos problemas da empresa com informações gerenciais, aplicando as medidas necessárias com maior rapidez e obtendo melhores resultados.

Rede Gestão