Coluna

|Variedades - Artigos Principais - Lucian Bogdan Bejan

Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Veja por autor

Quem precisa de quebra-galho?

whatsapp linkedin
Publicado em Sun Apr 29 12:57:00 UTC 2001 - Edição 136
Que é um "quebra-galho"? Essa expressão define uma pessoa ou um método supostamente capaz de destrinçar certos problemas que esperam por uma solução. Mas será que essa alternativa resolve de verdade os nossos problemas? Com certeza, não. O quebra-galho oferece soluções paliativas, de curto prazo, que, na maioria dos casos, trazem prejuízos futuros incalculáveis. Quantas vezes, por exemplo, pensando em pagar um preço barato, você levou o seu carro à oficina da esquina? E ali, se o profissional faltar, quase sempre existe alguém que pode quebrar o seu galho. Aceitar sempre é um mau negócio. Ou você volta com o mesmo problema ou outros problemas aparecem.

Por que o quebra-galho existe? Em primeiro lugar, porque um profissional bem preparado custa caro, e a maioria das empresas prefere empregar funcionários com salários baixos, sem pensar que, pagando apenas o volume de trabalho, nunca se consegue qualidade. Imagine um grupo de turistas que, em vez de viajar de ônibus, resolve dividir-se em cinco carroças, por um preço bem mais barato?! Quebra o galho, mas vale a pena?

A nossa sociedade sofre também com a falta de profissionais, gerada por falhas graves no sistema educacional. Faltam profissionais, faltam professores para formar tais pessoas e, o que é mais preocupante, falta o interesse dos nossos líderes de valorizar a profissão de mestre. Até na educação, vemos não poucas instituições de ensino empregarem um número absurdo de professores quebra-galho.

Como podemos nos livrar desses inconvenientes? Simples: investindo em educação, preparando de forma séria e competente os nossos filhos, os jovens e todos aqueles que integram o mercado de trabalho. Educando todas essas pessoas, abrimos, na verdade, os seus olhos para a dura realidade. Fácil de dizer e difícil de aceitar, porque esse tipo de investimento não traz resultados em dias, mas em décadas. Antes de tudo, precisamos conscientizar a sociedade sobre esses fatos. Precisamos entender que o falso profissional representa um grande obstáculo no caminho do progresso e do desenvolvimento, e que a educação constitui uma alavanca que tira a pedra do caminho, abrindo o nosso futuro.

Se deixarmos a educação de lado, impediremos que a sociedade possa conhecer o resto do mundo, e assim, nunca seremos capazes de perceber que, enquanto uns andam de ônibus, nós ainda andamos de carroça.

Não esqueçam, ninguém precisa de quebra-galhos!

Rede Gestão