Coluna

|Variedades - Artigos Principais - Marcelo Andrade B. Barros

Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Veja por autor

Investimentos em educação: vale a pena?

whatsapp linkedin
Publicado em Sun Nov 12 12:52:00 UTC 2000 - Edição 112
Será que um dia os países pobres, como o Brasil, irão alcançar os ricos? Por que alguns países são mais ricos do que outros? Os economistas, nos últimos anos, vêm travando um acirrado debate sobre o estudo do crescimento econômico, visando determinar quais as melhores formas de promover a expansão econômica de uma nação. Observou-se que o acúmulo de capital e o progresso tecnológico estão entre os principais elementos propulsores do desenvolvimento econômico.

Mas, o que é capital? Para um país crescer é preciso que a economia produza mais bens e serviços, isto é, é necessário um aumento do Produto Interno Bruto (PIB). São essenciais fábricas, máquinas, equipamentos, computadores, etc. A fim de aumentar a capacidade produtiva da economia, são importantes investimentos em capital físico. Mas quem vai operar tais máquinas? Um outro tipo de capital, o humano. Sim, você faz parte do que os economistas chamam de capital humano. E é esse capital que está sendo apontado como um dos pilares do crescimento econômico das nações.

Nesse contexto, um estoque de capital humano, com bom nível de habilidades e treinamento, passou a ser um elemento-chave para o enriquecimento de um país. E a melhor forma para se alcançar isso é a educação escolar. Em um mundo globalizado onde a Internet foi incorporada ao dia-a-dia dos cidadãos, se requer, cada vez mais, o manejo das aptidões intelectuais, ou seja, as pessoas atualmente dependem mais de idéias do que de ativos físicos. Ter um bom nível educacional tornou-se um divisor de águas para a trajetória dos profissionais que buscam um lugar de destaque nesse mundo competitivo.

No século 21, o desafio do Brasil vai ser ampliar seu estoque de capital humano através de uma postura agressiva nos investimentos em educação, a fim de pegar um atalho para o caminho do desenvolvimento econômico de longo prazo e a conseqüente elevação do padrão de vida da sociedade.

Logo, vale a pena investir em educação. Você, que está em uma escola, faculdade ou curso técnico, pode acreditar: seu investimento terá retorno. E no futuro, saberemos a resposta da pergunta feita no início desse texto: sim, o Brasil pode alcançar os países ricos.

Rede Gestão