Coluna

|Variedades - Artigos Principais - Ana Paula de Miranda

Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Veja por autor

Relação interpessoal: a competência básica

whatsapp linkedin
Publicado em Sun Oct 15 12:51:00 UTC 2000 - Edição 108
O relacionamento interpessoal é a interação de duas ou mais pessoas e está diretamente ligado à forma como cada uma percebe ou sente a outra. No ambiente de trabalho, é importante manter contatos saudáveis, que gerem sentimentos positivos, facilitando não só a harmonia entre as pessoas, com também a produtividade e a eficácia.

Quando duas ou mais pessoas estão unidas harmonicamente, nasce uma força maior, que é o espírito de equipe. Para se alcançar bons resultados pessoais ou organizacionais, deve-se compartilhar o interesse em atingir o mais alto nível de qualidade nos serviços oferecidos, e isso se consegue através do trabalho conjunto.

A interação em situações de trabalho dá-se num ciclo de "atividade-interação-sentimentos", não tendo relação direta com a competência técnica de cada um, pois funcionários competentes podem render muito abaixo de seu potencial em função da influência do grupo. Isso ocorre porque a maneira de lidar com diferenças individuais cria um clima entre as pessoas que influencia a vida do grupo, podendo o comportamento interpessoal tornar-se harmonioso, permitindo o trabalho em equipe, ou tornar-se muito tenso, levando à divisão de energias e à deterioração do desempenho do grupo.

A competência interpessoal tem dois componentes básicos: a percepção e a habilidade de lidar com soluções interpessoais. A percepção precisa ser treinada para o exercício de receber feedback, de modo que possibilite a saída dos limites restritos da conduta estereotipada do dia-a-dia. A habilidade engloba: (a) flexibilidade perceptiva e comportamental (ver a situação de vários ângulos e atuar de forma não rotineira), que permite o desenvolvimento da capacidade criativa e de propostas menos convencionais; e (b) dar e receber feedback.

A relação interpessoal na educação tem dado um enfoque muito interessante à formação do eu, à compreensão do indivíduo, tanto da percepção de suas qualidades, como das condições de vida dos grupos.

Vê-se aqui, claramente, o condicionante entre o indivíduo e o grupo, em que a identidade de um é dependente da identidade do outro, pois, nesse contexto, cada um representa um símbolo diferente. Vê-se, assim, que a habilidade interpessoal guarda vínculos mais e mais estreitos com a sobrevivência em sociedade e com a perspectiva de se obter uma posição no grupo social, já que todos vivem em função da apreciação um do outro e estão sendo avaliados em tempo integral. Essa relação começa na família, mas toma características de sociedade, no seu sentido mais amplo, na escola. É um rito de passagem em decorrência do qual padrões culturais são transmitidos e um padrão de comportamento é estabelecido.

Para finalizar, pode-se dizer que o homem age conforme os padrões culturais que são definidos pela sociedade a que pertence, tendo na escola um agente transmissor da cultura, que é o instrumento de adaptação do homem ao meio em que se encontra inserido.

Rede Gestão