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Moda: uma carteira de identidade

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Publicado em Sun Sep 24 12:50:00 UTC 2000 - Edição 105
A moda é forma de expressão, estabelece a identidade social do indivíduo para si e para os outros. A forma de vestir é manifestação particular e identifica a pessoa como integrante de uma certa época, de um certo grupo social, de uma certa profissão. O vestuário compõe, juntamente com outros atributos pessoais, o perfil das pessoas, inclusive refletindo o estado de espírito que elas estão vivenciando. Um vendedor de seguros de vida usando uma gravata do Pernalonga realmente não seria bem visto pelos seus clientes. Onde está a seriedade e a sobriedade que se espera desse tipo de profissional? O momento de decidir sobre um seguro de vida não é para brincadeiras. Por outro lado, um publicitário que tenha coleções de gravatas com personagens infantis demonstra a irreverência que se espera que ele desempenhe em seu trabalho.

A roupa é um espelho às avessas, reflete para o outro o jeito de ser, sentir e pensar dos indivíduos e dos grupos sociais. É divisor de fronteiras entre classes, grupos ou subgrupos, entre estes os profissionais. O conflito entre o eu individual e o eu social busca o equilíbrio através dessa forma de comunicação.

O sentimento de pertencer ou estar com para alguém, numa sociedade de consumo, implica o uso de símbolos e sinais de aparência. A maneira de se vestir é carteira de identidade, não só desta era pós-moderna, como em todo o decorrer da história da humanidade.

Eu posso ser várias personagens ao mesmo tempo: posso ser a Jessica Rabbit à noite e a Margaret Tatcher durante o trabalho, e isso pode acontecer como um passe de mágica através do "figurino" que escolher para desempenhar meu "papel social" no "cenário" da vida cotidiana. O terninho me masculiniza, mas mantém o charme nas reuniões de negócios; roupas inovadoras e diferentes (até exóticas), se vou apresentar um projeto de arquitetura. Nada de saias curtas ou camisetas mostrando os músculos, se vou para uma entrevista de emprego. Essas expressões de desembaraço no convívio social é linguagem para o ambiente de diversão e não para o ambiente de trabalho.

O ato de vestir requer estilo. Descubra o seu, quem é você e o papel social que você desempenha, e fale para os outros como você se sente através da sua atitude de moda. A estética do vestir hoje se diferencia de antes por estar marcada pela personalidade. O que importa é ter estilo, personalizar a roupa através das características pessoais. Expressar a personalidade é essencial e é visível aos olhos.

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