Coluna

|Variedades - Artigos Principais - Lília Barbosa

Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Veja por autor

Mudanças: sinais de um novo tempo

whatsapp linkedin
Publicado em Sun Jun 04 12:44:00 UTC 2000 - Edição 89
As mudanças são inevitáveis e, às vezes, imprevisíveis. Elas acontecem na nossa vida pessoal, profissional, social. Quando nos deparamos com uma mudança, a primeira reação é a negação, a resistência em aceitá-la ou entendê-la. A mudança, independentemente da sua intensidade, causa instabilidade, porque nos tira de uma situação razoavelmente confortável, ou no mínimo aceitável e conformista, para outra na qual não há definição clara de como será.

Mas qual deve ser o nosso papel diante da mudança? É simplesmente uma questão de atitude. A capacidade de resiliência (capacidade de adaptação às mudanças) é diretamente proporcional ao positivismo e inversamente proporcional à descrença. Portanto, não se esqueça de:

1. Aceitar a mudança como um fato: a aceitação é o primeiro passo para nos prepararmos para a mudança. Se a negarmos, nunca tomaremos uma atitude perante ela. E a passividade diante da mudança é fatal.

2. Procurar entender a mudança: o entendimento passa pela comunicação com as pessoas que viveram uma situação similar e/ou conversa com pessoas que entendem melhor que você sobre o assunto. Isso o ajudará a esclarecer pontos obscuros e encontrar a sua atitude diante da situação.

3. Manter atitude positiva, com pés no chão: é difícil, mas não é impossível. Acredite, acredite sempre, mas não tire os pés do chão.

4. Acredite em você: sem a crença em si mesmo, não se vencem grandes batalhas nem encontram-se aliados pelo caminho.

5. Ação: é a atitude. Buscar alternativas, soluções para o momento e nunca "esperar sentado" o resultado da mudança. Aconteça o que acontecer, faça alguma coisa, movimente-se e faça a diferença!

Rede Gestão