Coluna

|Variedades - Artigos Principais - Lília Barbosa

Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Veja por autor

Você é um profissional do futuro?

whatsapp linkedin
Publicado em Sun Nov 21 11:36:00 UTC 1999 - Edição 62
Ser um profissional do futuro é o grande desafio e a grande oportunidade no mundo digital. Segundo Bill Gates, "em dez anos, o mundo dos negócios mudará mais rápido do que mudou nos últimos cinquenta anos". Isso requer mudanças radicais no perfil dos profissionais para que permaneçam no mercado de trabalho.

Mas o que é ser um profissional do futuro? Apesar das inúmeras receitas do mercado, a verdade é que não há fórmulas que garantam o sucesso. Há caminhos que podem ser seguidos. No entanto, o que encontrar ao fim de cada trilha, vai depender da essência de cada um: vontade, perseverança, lealdade, ética, espiritualidade, conhecimento, praticidade, criatividade e bom senso são um bom começo. Mas não é tudo.

A conexão ao mundo digital é a expressão-chave para designar o profissional do futuro. Lidar bem com as ferramentas de comunicação através da Rede, saber usá-las em benefício da empresa e de seu auto-desenvolvimento significa estar à frente da concorrência.

O profissional do futuro é um visionário. E a grande diferença entre profissionais comuns e os visionários está na capacidade destes de enxergarem que podem seguir além do horizonte. A partir dessa visão, eles constróem o seu caminho passo a passo, administrando as interferências, mudando a rota, mudando de empresam, mudando de sonhos, mas sem nunca perder a essência do que um dia vislumbraram e acreditaram. Eles enxergam oportunidades em situações adversas. Assumem seus erros e, com isso, aprendem mais rápido que os demais.

Ousadia é outra marca do futuro desses profissionais, que devem ter reflexos rápidos às situações, agindo como se a empresa fosse sua. Os profissionais do futuro não têm medo do desconhecido ou do novo. Pelo contrário, isso os instiga a ir além dos seus limites. Valorizam a natureza, preocupam-se com o seu ambiente familiar e social, além do profissional. Trabalham muito, mas não deixam de viver qualitativamente.

Se você ainda não é um profissional do futuro, corra atrás do tempo perdido e aprenda a reaprender. Acredite em seu potencial e encontre o seu caminho!.

Rede Gestão