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A importância de uma boa identidade visual

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Publicado em Sun May 30 12:27:00 UTC 1999 - Edição 37
A globalização e o aumento da concorrência acirraram a briga pela preferência do consumidor bombardeado, cada vez mais, pelo excesso de informações, superexposição de marcas, serviços e produtos. Nesse novo cenário, talvez uma das perguntas mais freqüentes seja: qual a percepção que o cliente tem da minha empresa, dos meus produtos ou dos serviços que ofereço? Para respondê-la, é preciso entender e analisar a importância de um bom programa de Design como um diferencial competitivo para as organizações nos dias atuais.

Uma boa Identidade Visual não é apenas um logotipo ou um símbolo bonito. É todo um conjunto de aplicações que visa transmitir para os consumidores e para o mercado a real personalidade da empresa. Papelaria, catálogos, pintura de frotas (verdadeiros outdoors ambulantes), sinalização, assinatura de anúncios e peças promocionais, identificação dos produtos etc. são peças fundamentais na criação de uma Identidade Visual única e coerente com a cultura da organização.

As empresas devem compreender que, independente de sua vontade, os consumidores sempre irão formar nas suas mentes uma percepção com relação a elas. Logo, é aconselhável que esta imagem seja planejada, analisada e desenvolvida por profissionais competentes. Assim como uma estratégia comercial é essencial para vender um produto, um programa de Identidade Visual bem estruturado tem o poder de "vender" de forma positiva e estratégica os conceitos e valores desta empresa junto ao público.

É aconselhável desenvolver um novo projeto de Identidade Visual: (1) na abertura de uma nova empresa; (2) quando a empresa não tem identidade visual definida; (3) quando a atual imagem visual não mais agrada; ou (4) quando não transmite mais as mudanças pelas quais passou a organização. Mas é preciso cuidado na hora de contratar uma boa empresa de Design. Algumas dicas: analise portfolios, converse pessoalmente e cheque o conhecimento do profissional. Desconfie de quem apresentar um verdadeiro "supermercado de marquinhas" para você escolher a melhor. O profissional tem que acreditar e ter segurança na solução que está sendo proposta e, ao desenvolver o projeto, deve conhecer profundamente não apenas a cultura da empresa, como também o mercado em que ela está inserida.

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