Coluna

|Variedades - Artigos Principais - Claribenor de Oliveira Freitas Filho

Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Veja por autor

Fazer perfeito na primeira vez

whatsapp linkedin
Publicado em Sun Apr 18 05:36:00 UTC 1999 - Edição 31
Hoje em dia, com os altos custos que enfrentamos, em qualquer segmento de mercado, não podemos nos dar ao luxo de errar ou perder a oportunidade de acertar na primeira tentativa. Falando desse jeito, parece que estamos indo de encontro ao velho ditado popular que diz "Errar é humano". Sem dúvida que errar é humano; porém, o que estamos defendendo é que as coisas sejam feitas sempre da melhor e mais econômica maneira.

Para isso é necessário que as pessoas que executam qualquer atividade pensem sempre em acertar e não em fazer de qualquer jeito para livrar-se do que tem para concluir. Trabalho mal feito gera retrabalho, o que, em muitos casos, chega a dobrar o seu custo.

Acertando da primeira vez todos ganham; ganha o cliente que sai satisfeito no primeiro momento; ganha a empresa, que economizou em seus custos, pois não houve retrabalho; ganha o profissional, que poderá dedicar-se a outra atividade.

Fazer perfeito da primeira vez não se aplica apenas à vida empresarial. Na vida pessoal também. Como? Ora, o jovem que passa no primeiro vestibular ingressa na vida profissional mais cedo; quem começa a trabalhar mais cedo constrói patrimônio mais rápido; quem pensa antes de tomar qualquer atitude, evita perdas materiais e sentimentais.

Quando pensamos em acertar devemos nos municiar de todos os elementos para alcançar esse acerto.

Para isso, algumas dicas:

o Pesquise sobre o assunto antes de começar um novo trabalho;

o Seja humilde. Diga que não sabe e não persista no erro;

o Ouça as pessoas mais experientes;

o Veja qual a maneira mais econômica de executar suas tarefas;

A partir dessas premissas, cabe a cada um buscar a melhor forma de acertar.

Rede Gestão