Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Veja por autor

A Importância da Capacitação

whatsapp linkedin
Publicado em Sun Jan 16 21:53:00 UTC 2005 - Edição 329

 Para responder aos desafios crescentes de um ambiente cada vez mais competitivo, as organizações já perceberam que precisam investir permanentemente na qualificação de seus profissionais e suas equipes. Foi-se o tempo em que apenas o diploma de curso superior ou mesmo especializações complementares eram suficientes para manter o profissional sintonizado com as exigências do mercado. Em um mundo onde a informação e o conhecimento viraram moeda forte, o profissional que quiser se manter competitivo precisa se reciclar periodicamente, investindo em sua atualização. Nessa entrevista, a consultora Teresa Ribeiro, sócia da TGI Consultoria em Gestão e diretora de Cursos do INTG, integrantes da Rede Gestão, fala mais sobre a importância da capacitação.

 

Muita gente ainda vê a capacitação como um “custo”. O que acha disso?
A capacitação deve ser tratada pelas empresas e pelos profissionais como um investimento a ser feito de modo permanente. O profissional estratégico precisa ter visão de longo prazo e pensar nos ganhos profissionais, intelectuais e financeiros que uma boa capacitação pode proporcionar. Para as empresas, assegura a possibilidade de se desenvolverem a partir do aperfeiçoamento dos seus profissionais e se manterem competitivas. Por essa razão, a capacitação não deve ser vista como um "custo" e sim como um investimento que trará lucros, qualificação e um poderoso diferencial num mercado cada vez mais exigente e competitivo.

 

Que ganhos deve gerar para a empresa e para o profissional um bom programa de capacitação?
Um treinamento eficiente deve resultar em equipes mais ajustadas às exigências competitivas, mais comprometidas com a organização e com seus resultados, produzindo com qualidade crescente. E, para o profissional, mais engajamento e valorização do seu lugar na empresa. Bem dirigidos, os processos de capacitação e reciclagem são momentos de "desafogo" para as empresas que precisam transformar suas equipes de trabalho em times, de fato, competitivos.

 

Como escolher a capacitação mais adequada, entre tantos modelos e propostas diferentes?
O primeiro passo é procurar identificar, com clareza, qual é a real necessidade do profissional e da empresa. Depois, é importante pesquisar com cuidado qual a proposta do curso, procurar conhecer o grupo que o coordena e se há realmente uma visão voltada para a prática, articulada com o mercado. Capacitação é fundamental, mas deve-se analisar criticamente o que o mercado está oferecendo. Verificar a compatibilidade do programa com o perfil do profissional e distinguir o que é modismo do que realmente vai contar pontos e atuar como diferencial na sua formação.

 

Como atua o INTG?
O INTG (www.intg.org.br) é uma escola de gestão ancorada em experiências e resultados, a partir da prática de consultoria da TGI. Os cursos são voltados para a formação de profissionais e para o aperfeiçoamento da gestão, vinculados à realidade e às necessidades do ambiente, com acentuado nível de aplicabilidade. Os programas são formatados sob medida com produtos para aplicação imediata. Este ano, estão programadas turmas abertas dos cursos de Gestão Estratégica de RH, Planejamento Estratégico, Administração do Tempo e da Qualidade de Vida, Empresa Familiar Competitiva, Programa de Desenvolvimento Gerencial (DG), DG Atualização, Fórum Comunicação Interna e Fórum Gestão Estratégica de RH. Mas também há cursos e workshops personalizados ou desenvolvidos sob medida para as necessidades da organização.


Rede Gestão