Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Veja por autor

As Melhores Empresas para Trabalhar

whatsapp linkedin
Publicado em Sun Dec 12 21:44:00 UTC 2004 - Edição 324

 Manter uma equipe talentosa, motivada e comprometida pode fazer toda a diferença em um mercado cada vez mais competitivo. Por isso, é crescente o número de empresas preocupadas em transformar o local de trabalho em um ambiente estimulante, onde os funcionários se sintam satisfeitos e motivados a produzir mais e melhor. “Hoje você não compete apenas com produtos e serviços, mas principalmente com talentos", diz José Tolovi Júnior, presidente do Great Place to Work® Institute. “Criar um bom ambiente de trabalho, atraindo os melhores profissionais, é praticamente uma obrigação das empresas que querem se tornar ou se manter competitivas”.

 

Além do clima de satisfação, a preocupação com a qualidade do ambiente de trabalho também pode melhorar os resultados financeiros da empresa. Em 2004, as 150 melhores empresas para trabalhar obtiveram uma rentabilidade média de 17,2% — quase 40% a mais que a média das 500 maiores empresas do País, que renderam 12,4% aos seus acionistas.

 

“Uma boa empresa para trabalhar é aquela em que o empregado confia nos gestores, tem orgulho do que faz e gosta das pessoas com quem trabalha", define Tolovi Júnior. Confiança é a palavra que sintetiza um bom ambiente de trabalho. Um ambiente de confiança gera maior comprometimento dos funcionários e, em conseqüência, maior disponibilidade para mudanças. "Não existem empresas perfeitas, mas sim aquelas em que as lideranças praticam a credibilidade, o respeito e a justiça, criando um clima de confiança."

 

Para Tolovi, a atitude dos gestores, gerentes ou líderes influencia de 50% a 70% na forma como os empregados percebem o ambiente de trabalho. “A conclusão é que a atitude do líder está diretamente ligada à produtividade dos funcionários e aos resultados, inclusive financeiros, das empresas.”

 


Recife vai sediar, no dia 14 de dezembro, o Encontro das Melhores Empresas para Trabalhar, realizado pelo Great Place to Work® Institute para divulgar as melhores práticas em liderança e gestão de pessoas. Durante todo o dia, executivos de organizações que se destacam como melhores empresas para trabalhar — SAT Distribuidora, Multibrás da Amazônia, Albrás, Accor e Microsoft — vão participar de palestras e painéis mostrando como tornar o ambiente de trabalho mais produtivo, aumentando a satisfação dos funcionários e melhorando os resultados da empresa. O encontro acontece no Hotel Atlante Plaza, e as vagas são limitadas.

 

Realizado com apoio do Jornal do Commercio, da Ágilis Tecnologia em RH, TGI Consultoria em Gestão e Amcham-PE, o encontro é destinado a gestores, empreendedores, executivos e profissionais de RH interessados em aprender, com os melhores exemplos do País, a criar um bom ambiente de trabalho para seus funcionários. Informações e inscrições: www.gptw.com.br/encontro ou pelo tel. (11) 3079.6724. 

 

Rede Gestão