Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Veja por autor

Design + Negócios = Resultados

whatsapp linkedin
Publicado em Sun Nov 07 21:36:00 UTC 2004 - Edição 319

Como conquistar a preferência e a fidelidade do consumidor em um mercado cada vez mais concorrido e globalizado? Muitas empresas estão respondendo a esse desafio investindo no design como diferencial de seus produtos e serviços. Se até pouco tempo o preço e a qualidade eram as principais armas na batalha pela mente e pelo coração dos consumidores, o século XXI já elevou o design à condição de grande trunfo das empresas, seja qual for sua área de atuação. Ninguém mais duvida do poder de persuasão e sedução da forma — que envolve não apenas o produto, mas logomarcas, embalagens, sinalização no ponto-de-venda, material de comunicação, entre vários outros aspectos.

 

Um estudo realizado pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI) entre empresas que investiram no design de seus produtos apontou que em 75% delas houve aumento nas vendas e em nenhuma houve queda. "O design não só associa produtos e serviços à qualidade, mas representa em si a própria qualidade, um aspecto fundamental na conquista da preferência do consumidor ou cliente, em disputa num mercado cada vez mais exigente", afirma o diretor-superintendente do Sebrae Pernambuco, Matheus Antunes.

 

Pernambuco já é um dos pólos de destaque do design brasileiro, com cerca de setenta escritórios atuando no mercado. Para desenvolver e consolidar a posição do Estado como pólo regional e nacional de excelência na área, está sendo realizado, até 21 de novembro, o Pernambuco Design 2004, promovido pela Associação Profissional dos Designers de Pernambuco (APD-PE), pelo Governo de Pernambuco — através da AD/Diper —, pela Prefeitura do Recife e pelo Sebrae/PE.

 

O evento tem como objetivo atrair a atenção de empresários e industriais para a produção local. “O Estado apresenta posição bastante privilegiada na cadeia produtiva do design, pois possui competência local, reunindo profissionais reconhecidos na esfera nacional e internacional", afirma Kléber Dantas, presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco (AD/Diper). O tema-enfoque de todas as ações do evento será Design + Negócios = Resultados.

 

Um dos destaques da programação é o 2° Salão PE Design, no Terminal Marítimo de Passageiros, Marco Zero do Recife. Trata-se de uma exposição de trabalhos selecionados com premiações em 21 categorias. O público também pode conferir a mostra Resgate Histórico, uma retrospectiva da atividade de designer em Pernambuco e dos projetos de design antes do surgimento da tecnologia atual. O Pernambuco Design traz onze exposições paralelas, em um significativo panorama da produção nacional de design.

 

A partir de amanhã (08), acontece o seminário O Design como Diferencial Estratégico, no Teatro Apolo, com a participação de profissionais de atuação reconhecida no mercado, abordando temas como Evolução da Indústria Gráfica, Tecnologia, Design e Arte, Inovações em Embalagens de Aço, Importância do Design para o Segmento Cosmético, Identidade Visual, Redes Estaduais de Design, O Design Brasileiro e a Globalização, Iluminação e Novas Tecnologias, Inovações em Embalagens de Papel-cartão, entre outros. O encerramento do seminário será feito pelo designer Hans Donner. 


Rede Gestão