Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Veja por autor

Combatendo o Jet lag

whatsapp linkedin
Publicado em Sun Apr 25 21:07:00 UTC 2004 - Edição 291
O jet lag, nome dado aos distúrbios ocasionados pela mudança de fuso horário, como fadiga, desconcentração e desorientação, um terror para quem tem que fazer viagens longas, pode ser minimizado com planejamento. Veja algumas dicas:
1. Comece a se cuidar pelo menos três dias antes do embarque. Adote uma dieta balanceada, faça exercícios e durma bastante, sobretudo na véspera véspera do vôo.
2. Ao chegar ao destino, exponha-se à luz do dia. “É ela que nos sincroniza”, diz Geraldo Lorenzi Filho, diretor do Laboratório do Sono do Instituto do Coração (SP).
3. Evite pílulas para dormir. Elas retardam o ajuste natural do organismo.
4. Não durma durante o dia. Se o sono for irresistível, tire apenas um cochilo curtíssimo.
5. Use todos os recursos que aumentam o conforto da viagem. Beba muita água — o ar no avião é seco —, alongue-se e leve apoio para a nuca, tapa- olhos e plugue para ouvidos, indispensáveis para um sono razoável no ar.
6. O site www.antijetlagdiet.com (em inglês) propõe, por 11 dólares, um regime específico para cada viajante. Basta fornecer hora e local de embarque e desembarque e os horários habituais das refeições para receber de volta uma programação detalhada.

Fonte: Guia Veja

Rede Gestão