Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Veja por autor

O planejamento da manutenção

whatsapp linkedin
Publicado em Sun Jun 24 20:47:00 UTC 2001 - Edição 144
Quando tudo vai bem, todos acham que ela não é necessária; quando tudo vai mal, todos a culpam. Estamos falando da manutenção ou, mais especificamente, do Planejamento e Controle da Manutenção (PCM). Considerada por muitos empresários dispendiosa e não-produtiva, a atividade é freqüentemente reduzida ou cortada, com a justificativa de diminuir os custos. Mas esse conceito vem mudando. "Com o aumento da competitividade e da globalização da economia, a manutenção vem se tornando cada vez mais uma área estratégica das empresas", afirma o consultor Robério F. Padilha Júnior, da JCR & Calado Consultores.

De acordo com Padilha, muitas indústrias trabalham a manutenção baseada na ação corretiva, onde as máquinas operam até a quebra e, só então, são reparadas. Mas isso traz desvantagens como a impossibilidade de um planejamento da manutenção confiável, problemas com qualidade, indisponibilidade, falta de segurança, menor vida útil dos equipamentos e componentes, etc. Por outro lado, as despesas de uma manutenção preventiva em todos os equipamentos da empresa quase sempre são injustificáveis. "Logo, o objetivo da manutenção é atingir esse equilíbrio, levando-se em consideração as relações custo-benefício, tendo como base a estratégia e as metas da empresa."

Segundo o consultor, o planejamento deve estabelecer programas de manutenção (1) preventiva - aquela que ocorre antes da quebra do equipamento, evitando que ela ocorra; (2) preditiva - baseada no monitoramento da temperatura, da vibração, da análise química e física e do visual; e (3) proativa - uma evolução da preditiva com o propósito de descobrir as causas dos problemas e eliminá-las, fornecendo diretrizes para a manutenção corretiva.

"No entanto, não basta planejar. É preciso organizar e controlar a manutenção para que seus objetivos sejam alcançados." Organizar a manutenção é estabelecer o nível, a composição, a distribuição dos recursos, a estrutura administrativa e os sistemas de planejamento do trabalho. Já o controle significa verificar se os objetivos estão sendo alcançados para, deste modo, permitir que o planejamento e a organização se atualizem continuamente.

Para que os objetivos da manutenção sejam alcançados, diversas ferramentas na área de planejamento e administração de manutenção têm sido utilizadas. Entre elas: informatização, TPM, técnicas de análises de falhas, controles de índices técnicos e financeiros da área, implantação de programas de qualidade, terceirização de atividades e dimensionamento e organização do almoxarifado de manutenção. "Profissionalizar a equipe da manutenção é a solução para as empresas que desejam manter-se competitivas em um mercado cada vez mais concorrido."

Rede Gestão