Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Veja por autor

Estratégias para enfrentar a demissão

whatsapp linkedin
Publicado em Sun May 20 20:33:00 UTC 2001 - Edição 139
Poucas coisas são tão traumáticas na vida profissional como a perda do emprego. Na maioria das vezes, a demissão provoca uma série de reações negativas, como angústia, depressão e perda da auto-estima, atitudes que podem ser fatais na busca de uma nova posição no mercado de trabalho. Os consultores alertam: apesar de difícil, a hora é de deixar o pessimismo de lado, avaliar criteriosamente o seu momento profissional e traçar uma nova estratégia para a carreira. "A demissão é como o pit stop de uma corrida de Fórmula 1", compara o consultor Gutemberg Macedo, autor do livro Fui Demitido. E agora?. "É hora de trocar rapidinho os pneus, fazer as correções necessárias e partir para o pódio."

A insegurança, o desânimo e o sentimento de fracasso são os principais inimigos do profissional demitido. Ao contrário do que pode parecer, o momento é ideal para repensar a carreira e buscar novas conquistas profissionais. Ficar em casa, tirar férias, afastar-se dos amigos ou "dar um tempo" são erros considerados fatais pela maioria dos consultores em outplacement - especializados em recolocação profissional. A melhor atitude nesse momento é fazer exatamente o contrário. Investir numa rede própria de contatos, avaliar as opções do mercado e, se preciso, até mesmo investir na capacitação, por meio de cursos e especializações.

Veja algumas dicas do consultor Gutemberg Macedo para lidar melhor com a demissão. (1) Auto-avalie-se. Aproveite a demissão e faça um balanço de sua vida profissional, identificando suas forças e fraquezas. (2) Não perca tempo se lamentando ou se sentindo injustiçado. Seja prático e concentre-se nas possibilidades do futuro. (3) Leia bastante e pesquise sobre o mercado de trabalho. (4) Aproveite o tempo ocioso também para se reciclar na sua especialidade ou em áreas complementares, como informática ou língua estrangeira. (5) Dedique a maior parte de seu tempo à procura de um novo emprego. Não tire férias. (6) Ligue para antigos amigos da faculdade, colegas do mercado, amigos.

Sua rede de contatos terá um papel muito importante na sua recolocação. Adotar uma estratégia para esse momento da vida profissional deve ser uma preocupação não apenas de quem é demitido, mas também de quem demite. "Se você tem mesmo que demitir um funcionário, se esforce para minimizar a dor e as conseqüências desse ato para a pessoa", aconselha a consultora Suzana Doblinski. Ela também dá algumas dicas para tornar esse momento menos difícil. "Não deixe a notícia vazar antes. Chame a pessoa para uma conversa reservada e, se possível, apresente um pacote de benefícios, como prolongamento do plano de saúde, ações de outplacement e indenizações." Outros conselhos da consultora: "Faça um roteiro do que o funcionário deve fazer quando deixar a sala, coloque-se à sua disposição, ouça e faça o que estiver ao seu alcance para ajudá-lo".

Rede Gestão