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Conhecimento Corporativo: pessoas e tecnologia

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Publicado em Sun Apr 01 20:17:00 UTC 2001 - Edição 132
A organização empresarial é uma fonte inesgotável de conhecimento. Mas o que se vê na maioria das empresas está bem longe disso. Normalmente, há uma série de atividades operacionais desconexas, que dificilmente agregam valor ao negócio. Pessoas que nem sempre usam o seu talento e, quando o usam, não deixam registros de suas técnicas ou estilos pessoais que poderiam enriquecer a organização. É o conhecimento, moeda de valor inestimável no mundo atual, sendo desperdiçado no dia-a-dia. "Diante desse cenário, finalmente se descobriu o óbvio: as organizações precisam aprender a criar, reter e disseminar o conhecimento se quiserem manter-se na vanguarda e perpetuar seu negócio", observa a consultora master da JCR & Calado Consultores, empresa associada à Deloitte Touche Tohmatsu, Lilia Barbosa.

Para isso afirma, são necessários dois grandes pilares: as pessoas e a tecnologia. As pessoas são o centro, o estopim gerador de conhecimento. Podem transformar organizações em empresas dotadas de personalidade e vida, capazes de superar qualquer obstáculo, seja interno ou externo. "O que precisamos é identificar, formar e incentivar essas pessoas a agirem como catalisadores da mudança", ressalta. "Para isso, é fundamental a existência de líderes que saibam colocar em prática sentimentos e idéias, transformando-os em resultados para todos na organização."

O segundo contraponto é a tecnologia. Sem ela, diz Lilia, são praticamente impossíveis a formalização e a socialização do conhecimento na organização. Hoje, existem sistemas capazes de formalizar e gerenciar o conhecimento das pessoas, dos grupos de trabalho e da empresa. "Uma estratégia com esse foco possibilita a captação e o desenvolvimento da aprendizagem organizacional, tendo como base o desenvolvimento das pessoas." Segundo a consultora, esse tipo de estratégia baseia-se no ciclo motriz da aprendizagem: aprendizado individual, reflexão, compromisso, criação, difusão, registro, pesquisa, aplicação e atualização. Para cada estágio do ciclo, o sistema contribui com a infra-estrutura necessária para realização do aprendizado de forma concreta.

"Pessoas e tecnologia, quando aliadas a um propósito maior do que a simples informatização, podem transformar as informações em conhecimento, os sonhos em idéias e insights em ações empresariais de sucesso, dentro de um espírito empresarial participativo e gerador de resultados", garante.

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