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A Internet e as marcas

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Publicado em Sun Mar 25 20:15:00 UTC 2001 - Edição 131
Em meio ao advento da Internet e ao seu avançado desenvolvimento, as milhares de marcas recentemente introduzidas no mercado acabaram por tornar a disputa pela atenção e pelo bolso do consumidor mais acirrada do que nunca. No entanto, seria ingênuo acreditar que o principal impacto da Internet resume-se a adicionar mais jogadores ao "jogo-das-marcas", principalmente porque muitos morrem tão rápido quanto nascem. "O real impacto da Internet tem sido mudar as regras do jogo muito mais do que o número de jogadores", afirma a consultora da JCR & Calado Consultores, empresa associada à Deloitte Touche Tohmatsu, Sílvia Uchoa Cavalcanti.

No começo da era da Internet, estar on-line era sinônimo de avanço e inovação. Hoje em dia, no entanto, quando todos já se encontram na rede, a presença na Web está muito longe de ser suficiente. Empresas gastam fortunas na luta por visibilidade, mas somente poucas obtêm sucesso em conquistá-la e retê-la. "É fato a necessidade de investir na construção de marcas fortes com o intuito de ganhar confiança, repetidos clicks do mouse e market share", diz Sílvia, atualmente cursando pós-graduação em Administração de Marketing pela Harvard University. "Uma marca forte é aquela que não somente atrai mais visitantes para o site, mas aquela que estabelece uma relação de longo prazo com eles, resultando em maior lucratividade."

No mundo físico, os consumidores se sentem mais seguros quando adquirem produtos e serviços. Já o internauta tem que acreditar em promessas e fotografias, o que torna o fator confiança um elemento-chave na conquista de consumidores virtuais. "As empresas precisam entender o fator credibilidade para sobreviverem em meio às novas regras do jogo. No mundo virtual, o valor da credibilidade é muito superior ao do mundo real", destaca a consultora. "Devem não só entender esse fato, como agir rapidamente, uma vez que os consumidores virtuais já começaram a escolher com quem querem se relacionar durante suas vidas."

Outro fato destacado por Sílvia é o de que marcas que migram do mundo off-line para o on-line apresentam substanciais vantagens sobre aquelas nascidas na rede. "Uma marca forte no mundo físico apresenta maiores chances de ter êxito na Web em razão de já ter construído reputação, reconhecimento, posicionamento e, o que é mais importante, credibilidade."

Para a consultora, a Web pode atuar como uma ferramenta muito útil para a marca, ao apresentar novas plataformas com potencial para inúmeras possibilidades de seu desenvolvimento. "Está nas mãos dos top executivos da organização entender como se utilizar estrategicamente dessa incrível ferramenta, estabelecendo relações de confiança com seus clientes, antes que estes venham a confiar na concorrência 'para o resto de suas vidas'."

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