Coluna

|Variedades - Artigos Principais - Edna Monteiro

Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Veja por autor

Investindo na criatividade da equipe

whatsapp linkedin
Publicado em Sun Mar 11 20:11:00 UTC 2001 - Edição 129
Manter a empresa viva no mercado requer do empresário um investimento cada vez maior na construção de um ambiente criativo e flexível. Por ser complexa, a gestão empresarial demanda um profundo conhecimento de diversos aspectos da organização e do mercado, exigindo sempre muita inovação.

A empresa que investe na construção de um espaço criativo, propicia mudanças mais rápidas e possibilita, com mais facilidade, as adequações necessárias à sua sobrevivência nesse mercado tão competitivo.

Mas como ser diferente no ambiente de negócios, com tantas empresas no mercado que podem usar os mesmos produtos, a mesma tecnologia, as mesmas informações? Diante das várias dificuldades e da escassez de recursos disponíveis, só há um caminho: é preciso usar e abusar da criatividade.

Ao contrário do que se pensa, a criatividade é uma capacidade comum a todas as pessoas e não um dom ou uma inspiração desenvolvida por artistas. Pode e deve ser utilizada em qualquer atividade humana.

Para que o processo criativo possa ser desenvolvido, é necessário um exercício permanente de pesquisas, informações, busca de conhecimentos, troca de ideias, etc. É como diz o ditado: a fórmula do sucesso contém 1% de inspiração e 99% de transpiração. Enfrentar os problemas com criatividade permite, em muitos casos, a redução de custos e maior mobilização, compromisso e interação entre as pessoas.

Criar um clima e manter um espaço, dentro da empresa, favorável para o desenvolvimento de idéias, através de escutas e diálogos permanentes com a equipe, é hoje uma condição essencial para qualquer empresa que queira diferenciar-se no mercado.

Rede Gestão