Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Veja por autor

O Perfil do empreendedor

whatsapp linkedin
Publicado em Sun Mar 11 20:09:00 UTC 2001 - Edição 129
Que segredo se esconde por trás de uma empresa ou de uma marca de sucesso? No início de tudo, certamente, uma boa idéia e alguém com talento e disposição suficientes para transformá-la em realidade. Em uma palavra, um empreendedor - aquela pessoa capaz de identificar uma boa oportunidade, correr riscos, enfrentar adversidades e conduzir seu negócio ao sucesso. Empreendedorismo, ao contrário do que muita gente pensa, não é um talento inato, restrito a poucos escolhidos. Trata-se de um conjunto de características que pode ser desenvolvido por qualquer pessoa. "O empreendedorismo é um comportamento e não um traço da personalidade", ensina o "guru" Peter Drucker, um dos maiores especialistas em administração da atualidade.

Uma pesquisa realizada anualmente pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM) - instituição formada pela London Business School, o Babson College de Boston e a Fundação Kauffman - aponta o povo brasileiro como o mais empreendedor do mundo, à frente até mesmo dos norte-americanos. Os números comprovam. Entre 1990 e 1999, segundo o Sebrae, foram criadas no País 500 mil empresas a cada ano. "Ter um perfil empreendedor é determinante para tornar seu negócio bem-sucedido", avalia a consultora Ana Magalhães, da Agilis Seleção, integrante da Rede Gestão.

Para Ana, iniciativa, autoconfiança e persistência devem ser as marcas registradas de um verdadeiro empreendedor. "São pessoas que não desistem fácil diante de dificuldades, nem de fracassos", explica. "Pelo contrário, tiram lições preciosas de seus insucessos e estão sempre prontos para tentar novamente." Também têm grande sensibilidade e percepção do ambiente em que vivem, usadas para identificar novas oportunidades de negócios.

Em seu livro Oficina do Empreendedor, o escritor Fernando Dolabela traça um perfil detalhado, listando características essenciais a um empreendedor. Algumas delas: (1) É capaz de se dedicar intensamente ao trabalho e concentra esforços para alcançar resultados. (2) Sabe fixar metas e alcançá-las. (3) Tem capacidade de descobrir nichos. (4) Cria situações para obter feedback sobre seu comportamento e sabe utilizar as informações para seu aprimoramento. (5) É um sonhador realista. (6) É orientado para resultados, para o futuro, para o longo prazo. (7) Tece "redes de relações" (contatos, amizades) moderadas e as usa intensamente como suporte para alcançar seus objetivos. (8) Tem alta tolerância à ambigüidade e à incerteza. "O empreendedor não tem receio de ousar", conclui Ana Magalhães. Oficina do Empreendedor, de Fernando Dolabela e Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios.

Rede Gestão