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Cuidado com a sua Imagem

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Publicado em Sun Feb 11 19:57:00 UTC 2001 - Edição 125
Quando pensamos nas habilidades necessárias a um bom profissional, logo associamos características como conhecimento técnico, experiência, inovação e competência. Entretanto, dois requisitos vêm sendo cada vez mais valorizados pelas organizações - uma boa imagem e um comportamento social adequado ao cargo. Para alguns profissionais, em especial aqueles que ocupam cargos estratégicos, manter uma postura e uma conduta adequadas, não apenas no ambiente de trabalho, mas também fora dele, é uma atitude indispensável. Isso conta pontos valiosos para a carreira e, também, para a organização.

"Quando encontramos um profissional conhecido em um restaurante ou outro ambiente fora do trabalho, é comum o identificarmos como 'fulano, da empresa tal'. Isso mostra que as imagens pessoal e profissional muitas vezes se confundem", observa a consultora Carla Miranda, da Agilis Seleção, associada à Rede Gestão. Portanto, é preciso estar atento a alguns aspectos importantes de seu comportamento social. Isso não significa adotar regras rígidas de etiqueta ou manter a formalidade do ambiente de trabalho nas horas de lazer. "Mas é preciso cuidar da sua imagem e, conseqüentemente, preservar a imagem da empresa", destaca a consultora.

Segundo Carla, algumas regras básicas podem ajudar o profissional nessa tarefa.
(1) Cuidar da apresentação pessoal. Não significa sair de casa impecável e produzir-se até para tomar uma cerveja com os amigos, mas, sim, procurar estar sempre adequado ao ambiente, sem parecer excessivamente desleixado. Você deve sempre transmitir respeito, mesmo adotando um estilo totalmente informal.
(2) Evitar excessos. Quando estiver em locais públicos evite fazer tudo "demais" - beber demais, falar alto demais, chamar a atenção demais.
(3) Tratar bem o próximo (e aquele nem tão próximo assim). Seja cortês com todos, independentemente de sua função. A cordialidade é essencial.
(4) Tenha uma conduta ética irrepreensível. Tudo o que fazemos e falamos em relação a nós mesmos, ao colega, à empresa, à sociedade, funciona, para quem nos ouve, como credencial. Quando não é de boa qualidade, todo mundo nota.

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