Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Veja por autor

Planejamento Estratégico - Passo 2: Definição das Prioridades

whatsapp linkedin
Publicado em Sun Dec 24 19:41:00 UTC 2000 - Edição 118
A segunda etapa do eixo básico do processo de Planejamento Estratégico é a definição das prioridades. É nesse momento que se define o rumo que se deve tomar, levando-se em consideração a avaliação estratégica realizada (dos ambientes interno e externo).

Um procedimento que ajuda na definição das prioridades é responder à seguinte questão: o que não pode deixar de ser feito pela empresa para fazer frente às ameaças e às fraquezas e para potencializar as oportunidades e as forças?

Ajuda mais ainda a montar uma matriz de cruzamento das ameaças e das oportunidades detectadas no ambiente externo com as fraquezas e forças detectadas no ambiente interno. O cruzamento das ameaças externas com as fraquezas internas caracteriza o desafio da sobrevivência da empresa, enquanto o cruzamento das oportunidades externas com as forças internas caracteriza a capacidade de ataque.

O fundamental é perguntar o que não pode deixar de ser feito pela empresa, tanto para garantir sua sobrevivência, quanto para possibilitar uma ação ofensiva eficaz (de ataque). A definição de prioridades é uma etapa importantíssima do processo de planejamento estratégico, pois "não existe vento favorável àquele que não sabe para onde vai", conforme alertou muito bem o filósofo romano Sêneca.

Rede Gestão