Coluna

|Variedades - Artigos Principais - Luiz Carlos Bernhoeft Júnior

Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Veja por autor

Anos de experiência

whatsapp linkedin
Publicado em Sun Nov 19 19:29:00 UTC 2000 - Edição 113
Ao contrário do que se possa pensar, a experiência continua sendo um enorme diferencial competitivo para profissionais que buscam espaço nesta nova "era digital". Embora os "novos talentos" ascendam cada vez mais rápido e, com poucos anos de vida empresarial, passem a ocupar cargos de alta responsabilidade, deixando para trás, e de boca aberta, pessoas que, pelo tempo de mercado, seriam, em tese, as melhores opções para cargos de direção, não se pode negar que a vivência empresarial possui um valor acima de qualquer suspeita.

Mas por que as empresas têm optado por pessoas mais jovens? Por que, em geral, as organizações que decidem trabalhar com profissionais "menos experientes" são as que acumulam cases de sucesso?

Acredito que isso acontece, entre outras coisas, porque as pessoas mais velhas não sabem potencializar a experiência acumulada, não conseguem utilizar de forma empreendedora o conhecimento adquirido ao longo dos anos. E, principalmente, porque, em muitos casos, parecem ter experiência quando, na verdade, não têm.

Isso mesmo. Muita gente confunde "dez anos de experiência com um ano de experiência repetido dez vezes." E isso é o que faz a grande diferença. Aquilo que seria uma grande força passa a ser um grande inimigo.

Os anos de experiência (coisa que um jovem profissional jamais poderá adquirir em um programa trainee, por melhor que ele seja) muitas vezes deixam de ser uma força e acabam se transformando numa combinação mortal de comodidade e conformidade. Quando isso acontece, o profissional "experiente" entra numa situação difícil porque deixa de possuir uma qualidade essencial para o trabalho nos dias de hoje: a disposição para mudanças.

Portanto, profissional experiente, cuidado com a ilusão de confundir "anos de experiência" com acomodação. Mantenha-se sempre atualizado e dinâmico. Com isso, profissional jovem algum o alcançará.

Rede Gestão