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Atendendo bem o cliente interno

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Publicado em Sun Nov 12 19:24:00 UTC 2000 - Edição 112
Atender às necessidades e superar as expectativas do cliente sempre foi o objetivo de toda empresa preocupada em obter bons resultados e tornar-se bem-sucedida. O que muitas organizações estão percebendo é que não basta tratar bem apenas o cliente que vem à procura de seus produtos ou serviços. Encarar o funcionário como um cliente interno, buscando sempre a sua satisfação e bem- estar, é hoje uma regra básica em qualquer empresa preocupada em aperfeiçoar sua capacidade de competir.

De acordo com a consultora Edna Monteiro, da E&R Consultoria, integrante da Rede Gestão, até pouco tempo a realidade era outra. A construção de vínculos com os funcionários era uma estratégia pouco utilizada. "A idéia vigente era: se o empregado não se adaptar, basta trocá-lo por outro, já que sempre há muita gente precisando de emprego". Mas, afirma a consultora, as organizações perceberam que a alta rotatividade, na prática, só traz prejuízos. "Além de onerosa, inviabiliza a construção de um bom relacionamento e impede a criação de times competitivos na empresa".

Para Edna, encarar o empregado como um cliente interno é fundamental por um simples motivo: o compromisso do funcionário com os resultados está diretamente ligado ao seu grau de satisfação na empresa onde trabalha. Para alcançar essa meta, a consultora dá algumas dicas. O administrador ou gerente deve estruturar sua equipe com todos os cuidados de quem constrói um time para vencer. Reforçá-la com permanentes investimentos em treinamentos e na qualidade das relações e das condições de trabalho. Fazer com que seus empregados se orgulhem da sua empresa, tornando-se "marqueteiros de plantão" do seu negócio.

"Se os empregados são os primeiros a falar bem da sua empresa, com certeza fica mais fácil atender bem os demais agentes envolvidos no negócio, como fornecedores, clientes e comunidade".

Rede Gestão