Coluna

|Variedades - Artigos Principais - Luiz Carlos Bernhoeft Júnior

Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Veja por autor

Terceirização: uma parceria que pode ser sólida

whatsapp linkedin
Publicado em Sun Oct 22 19:17:00 UTC 2000 - Edição 109
A reestruturação que as empresas vêm enfrentando desde o início dos anos 80 encontra-se atrelada às estratégias competitivas pela melhoria da qualidade dos processos produtivos e dos produtos finais. A reestruturação implica tornar a empresa o mais enxuta possível, sendo a terceirização uma importante ferramenta nesse processo.

A terceirização (parceria cooperativada) refere-se a um processo de transferência de serviços desenvolvidos por uma empresa (contratante) para uma outra (contratada). A contratante deixa de realizar várias atividades-meio com seus próprios recursos e as passa para a empresa contratada, concentrando-se em sua atividade-fim, gerando ganhos em qualidade e competitividade.

Dentre as vantagens da terceirização, destaca-se a redução dos custos fixos da empresa contratante, que elimina a necessidade de fazer investimentos em atividades de apoio. Ocorre um enxugamento na estrutura organizacional, tanto na extensão de sua base como na quantidade de níveis hierárquicos, melhorando a dinâmica decisória e o fluxo de informações.

No Brasil o processo de terceirização ainda é incipiente; as empresas deslocam para as contratadas serviços menos especializados, como: limpeza, vigilância, telefonia, restaurante, etc., ou seja, mão-de-obra de nível médio, ao contrário do que ocorre nos países desenvolvidos. Dessa forma, o processo de terceirização entre nós ainda tem muito que se expandir, pois, além da transferência dos serviços já citados, é possível se difundir mais entre as Empresas a terceirização de serviços especializados como contabilidade, recrutamento e seleção de pessoal, assessoria jurídica, entre outros.

O que transforma a terceirização em uma experiência de sucesso é nunca esquecer que é preciso sabedoria para executar o processo de maneira correta, criando parcerias sólidas e legítimas, sem renunciar responsabilidades, entendendo que a razão de tudo não é o lucro imediato, mas a construção de relações ágeis e duráveis, de contratos que enfrentem com sucesso desafios do presente e do futuro.

Rede Gestão