Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Veja por autor

A importância do voto consciente

whatsapp linkedin
Publicado em Sun Oct 01 19:07:00 UTC 2000 - Edição 106
No ranking dos países menos corruptos do mundo, o Brasil ocupa um nada honroso 49º lugar entre as 90 nações pesquisadas - caiu quatro posições em relação ao ano passado. A corrupção custa caro ao País. Segundo a Fundação Getúlio Vargas, a renda per capita anual do brasileiro teria um acréscimo de R$ 3.337,00 não fossem os casos de desvios do dinheiro público e outros tipos de rapinagem cada vez mais freqüentes nas manchetes dos jornais. Mais corrupção significa menos crescimento e menor bem-estar social. Ao pagar propinas que resultam em valores estratosféricos, o Brasil reduz a produtividade de seus investimentos, de seu capital e, conseqüentemente, o seu potencial de produção e crescimento.

Apesar do descrédito da maioria da população, esse quadro pode começar a mudar. Hoje mesmo. "A escolha do representante certo pode impactar diretamente sobre o bem-estar de cada brasileiro", assegura Susana Simões Leal, coordenadora executiva da Ação Empresarial pela Cidadania em Pernambuco. "A única forma de transformar a situação que vivemos hoje em nosso País é através do voto."

Votar de forma consciente, transformando o perfil político a partir da base, é, segundo Susana, a melhor maneira de atenuar o quadro de desigualdade social que hoje caracteriza o País. "Agora estamos elegendo os nossos vereadores e prefeitos, em dois anos estaremos mudando os deputados, senadores, governadores e presidente", assinala.

Para escolher bem o candidato, ela acredita que é preciso observar diversos aspectos. Por exemplo, avaliar a representatividade de cada candidato, independentemente do grau de ligação ou amizade com ele. "O que ele faz pelo bem comum e pelas necessidades dos menos favorecidos, o que ele faz em prol da construção de uma sociedade mais digna e mais justa? Este candidato é uma pessoa íntegra e ética? Como tem conduzido a sua campanha eleitoral? Qual a sua proposta de ação? Todas essas perguntas devem ser feitas", diz Susana.

O primordial é deixar de lado o discurso fácil de que "todo político é igual" ou "não adianta votar, porque todo mundo rouba mesmo". Existem candidatos sérios, honestos e com propostas viáveis para a melhoria da qualidade de vida da população e para o desenvolvimento da cidade, do estado e do País. Separar o joio do trigo e utilizar seu voto para começar a mudar o Brasil é possível. Basta escolher o seu candidato com responsabilidade e consciência.

Rede Gestão