Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Veja por autor

Um caso de terceirização bem-sucedida

whatsapp linkedin
Publicado em Sun Sep 24 19:03:00 UTC 2000 - Edição 105
A terceirização tem sido uma ferramenta cada vez mais utilizada pelas organizações - de todos os portes e áreas de atuação - que buscam tornar-se mais ágeis, competitivas e capazes de enfrentar os desafios do mercado. Se, há alguns anos, era restrita a setores como manutenção ou segurança, a terceirização hoje atinge também áreas mais estratégicas da empresa, como contabilidade e recursos humanos, com ganhos efetivos em qualidade, rapidez e custos. Considerada modelo em seu segmento, a Rodoviária Metropolitana tem uma bem-sucedida experiência. Há cerca de um ano, terceirizou a administração do seu setor contábil e vem colhendo resultados positivos. "Após a terceirização, obtive maior controle sobre a contabilidade da empresa", diz Niege Chaves, diretora executiva da Metropolitana. "Tenho acesso a informações mais precisas, seguras e com uma rapidez que permite o melhor planejamento das nossas estratégias."

A empresária defende a terceirização das atividades que não estejam ligadas à atividade-fim da organização. Já terceirizou setores como o refeitório, montagem de motores e serviços de leva-e-traz. "Essa estratégia permite que a empresa volte todos os seus esforços e energias para sua atividade principal. Focando apenas nosso core business, é possível oferecer um serviço cada vez melhor aos nossos clientes e usuários."

A experiência com a terceirização da contabilidade é avaliada como muito positiva. Uma das principais vantagens é que a administração passou a ser feita por uma empresa especializada, atualizada com o setor, que disponibiliza para a empresa novas tecnologias e também a mantém informada sobre as novidades do mercado. "Sempre no início de cada mês recebo um relatório detalhado. Analisamos e discutimos os resultados em conjunto, o que nos permite utilizar melhor as informações para planejar nossas ações futuras." A empresária estima que a terceirização ainda reduziu em cerca de 30% os gastos com o setor contábil.

Para Luiz Carlos Bernhoeft Jr., diretor da Bernhoeft Assessoria e Consultoria Contábil, empresa que atende à Metropolitana e integra a Rede Gestão, os principais ganhos para a empresa são em rapidez e qualidade. A tecnologia utilizada permite que o cliente tenha acesso aos dados com extrema agilidade e grande precisão. "Em muitas organizações, paga-se o que não se deve e deixa-se de pagar o que é obrigatório", constata Luiz Carlos. "Quem está de fora e é especializado no assunto normalmente tem maior visibilidade para corrigir as falhas e propor estratégias mais eficientes." A Bernhoeft utiliza uma tecnologia totalmente digital, que elimina o trânsito de documentos entre o departamento financeiro da empresa-cliente e a assessoria contábil, oferecendo maior segurança e rapidez. "Os benefícios da terceirização são proporcionalmente maiores para as empresas com maior volume de documentos, mas são visíveis para organizações de qualquer porte."

Rede Gestão