Coluna

|Variedades - Artigos Principais - Luiz Carlos Bernhoeft Júnior

Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Veja por autor

Tenha tempo!

whatsapp linkedin
Publicado em Sun Jul 16 18:34:00 UTC 2000 - Edição 95
Se você é daquele tipo de pessoa que não tem tempo para passear com a família, namorar, ir ao cinema ou se encontrar informalmente com os amigos, sob a alegação de que o trabalho lhe consome por inteiro, cuidado! A sua saúde e a da sua empresa correm sérios riscos.

Pesquisas comprovam (ver site da Associação Brasileira pela Qualidade de Vida www.abqv.org.br) que o segredo para uma carreira de sucesso é o equilíbrio entre a vida pessoal e a vida profissional. Portanto, uma pessoa, por mais competente e preparada que seja, precisa estar atenta a eventuais excessos que possam gerar um desequilíbrio emocional, inviabilizando o seu desenvolvimento, tanto pessoal como profissional.

No Brasil, a Sociedade Brasileira pela Qualidade de Vida tem ajudado as empresas a perceber a grande fonte de lucro que é contar com parceiros profissionais cujas vidas são bem ajustadas e pautadas pelo equilíbrio. Vários programas vêm sendo promovidos visando facilitar a mudança do estilo de vida das pessoas, com uma combinação de esforços que atua aumentando o nível de conscientização, mudando comportamentos e criando ambientes facilitadores.

E você? Ainda resiste em marcar aquele check-up médico anual? Cuidado, nunca use como argumento o excesso de trabalho, pois isso pode ser um indicador de que você tem sido ineficaz em gerenciar o que temos de mais valioso: o tempo. Alguém pode chegar a conclusão de que você está perdendo a capacidade de estar na linha de frente em qualquer outra atividade. Afinal, quem não consegue gerenciar a sua própria vida poderia se aventurar em comandar uma empresa?

Lembre-se sempre de que o segredo para uma vida — e não apenas uma carreira — de sucesso não é apenas trabalhar muito, e, sim, ser uma pessoa equilibrada. Avalie as suas prioridades e aprenda a fazer as escolhas certas, no tempo certo.

Rede Gestão