Coluna

|Variedades - Artigos Principais - Ilo Fonsêca Leite

Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Veja por autor

O Que Vem Depois da "Motivação"?

whatsapp linkedin
Publicado em Sun Aug 15 18:28:00 UTC 2004 - Edição 307

Hoje, como nunca, se apresenta no mercado uma enxurrada de livros, vídeos, palestras, seminários, excursões... A maioria voltada à motivação. Efetivamente, é muito importante ter motivação, mas, mais importante ainda, é saber por que, para que e em que se deve motivar. Além disso, é fundamental saber o que vem depois da motivação.

 

O início de tudo são os sonhos. Toda pessoa tem sonhos, mas muitos sequer param para avaliar se eles podem se tornar realidade. Para aqueles que enxergam nos sonhos oportunidades, torna-se imprescindível organização para adotar uma postura frente à realidade. A seleção do sonho que mais se adequa à realidade acontece após a coleta adequada de informações, seguida de uma análise comedida dessas informações.

 

A realização de sonhos requer, em primeiro lugar, disciplina e perseverança, pois o mundo empresarial, apesar dos muitos sucessos, encerra muito mais fracassos. A atitude fará a diferença. Coragem e ousadia são virtudes muito apreciadas; mas, ainda, a criatividade e a curiosidade são armas imprescindíveis; porém, muito equilíbrio, humildade e visão crítica são fundamentais para que não se mergulhe no vazio. Assim, com tantas boas armas, o que faltará então para se chegar ao mercado, atendê-lo, ser respeitado, ter o lucro adequado e permanecer nele crescendo? — Muito trabalho é a resposta. “Não existe lanche grátis”, como se diz pelo mundo afora. Para empreender, torna-se necessário que sejam arregaçadas as mangas e que se debruce sobre muito trabalho para que os objetivos sejam atingidos.†

 

Nesse imenso trabalho que se segue, deve-se levar em consideração que o objetivo maior é ter prazer em empreender, ter paixão pelo que se faz e obter, como conseq uência, o sucesso. Uma regra a ser seguida é a de não procurar o sucesso pela vaidade, mas pelo prazer. Daí ser tão importante trazer na bagagem, aliados à ambição, o caráter e a ética. Caso contrário, quando a ambição leva à ganância e o caráter dá lugar à personalidade, o mercado deixa de ter confiança e respeito pelo empreendimento.

 

O empreendedor precisa ter o foco no mercado, mas, ao mesmo tempo, precisa estar alerta, com intuição, às mudanças do mercado. Então, o conhecimento do mercado passa a ser importantíssimo, e, nisso, se incluem produtos, preços, clientes, concorrência e tecnologias. Daí, um bom planejamento do negócio deve ser construído, levando-se em consideração que a gestão empresarial requer compromissos e, ao mesmo tempo, flexibilidade.

 

Na nossa realidade brasileira, em que o excesso de burocracia, a alta carga tributária, as leis trabalhistas muito rígidas, a lentidão da Justiça e a informalidade trazem muitos obstáculos ao sucesso de empreendimentos, torna-se ainda mais necessária uma boa Gestão Empresarial, na qual se deve esmiuçar, definir e cumprir, com disciplina: uma boa política de recursos humanos, — em que cada funcionário respeite, seja treinado continuamente e “vista a camisa” da empresa —; um bom sistema financeiro e contábil; uma boa política de qualidade; uma boa política de marketing; um bom plano de vendas e comercialização; uma boa política de desenvolvimento de produtos; um bom sistema de informações e relacionamentos; enfim, para arrematar, depois que tudo se transformou em um vendaval de atividades e compromissos, um bem elaborado gerenciamento de tempo, pois, como diz o velho ditado — “Tempo é ouro!”

 

E, finalmente, nunca desanimar, pois só quem vence sabe como é doce a vitória.


Rede Gestão