Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Veja por autor

Estilo, a marca registrada do profissional

whatsapp linkedin
Publicado em Sun Jun 25 18:26:00 UTC 2000 - Edição 92
Um bom currículo, alguma experiência e uma eficiente rede de contatos. Há algum tempo, requisitos como esses eram suficientes para garantir ao profissional uma boa colocação no mercado. O aumento da concorrência e as crescentes exigências no ambiente de trabalho, entretanto, estão levando a uma mudança no perfil do profissional considerado "atrativo" pelas empresas e organizações. Hoje, tão importante quanto ter uma formação sólida é investir em uma boa apresentação pessoal, um estilo próprio capaz de revelar sua personalidade e criatividade. "A imagem que o profissional passa para os outros é um de seus diferenciais competitivos mais importantes", afirma a consultora Andrea Neves, do Instituto de Tecnologia em Gestão – INTG, associado à Rede Gestão.

Para a consultora, a apresentação pessoal merece cuidados especiais porque permite ao profissional diferenciar-se em meio aos concorrentes, criando uma marca própria. "Embora características como a inovação, a criatividade e a iniciativa estejam em alta no mercado, o que está acontecendo é que as pessoas estão cada vez mais padronizadas", observa Andrea. Logo, quem se preocupar em construir uma imagem diferenciada sai na frente dos concorrentes na hora de conquistar seu espaço profissional.

Estilo e imagem, esclarece a consultora, são conceitos que vão muito além da boa aparência. Claro que vestir-se adequadamente e ter um visual bem cuidado contam pontos importantes, mas a preocupação com a imagem deve refletir-se também em outros aspectos. Como, por exemplo, a forma de falar, gesticular, portar-se em diferentes situações, expressar suas idéias. "Uma boa apresen-tação pessoal deve revelar uma aparência bem cuidada, mas principalmente uma perso-nalidade interessante, um ‘algo mais’ que chamamos de estilo e deve ser a marca registrada do profissional", aconselha a consultora.

Mas é preciso muito cuidado com os exageros. Seguir cegamente as últimas tendências da moda ou as regras de comportamento dos manuais de etiqueta profissional não vai ajudar ninguém a criar um estilo próprio. "Identificar seus pontos fortes e potencializá-los é a melhor atitude. A moda e as regras mudam, o estilo perma-nece", assinala. É importante que a imagem do profissional esteja em sintonia com a da empresa ou organização onde ele atua. Por mais formal que seja o ambiente de trabalho, é possível criar um estilo próprio passando uma imagem de profissionalismo e competência. Seja nas roupas, em que um detalhe ou acessório mais criativo pode dar uma nova cara a peças sisudas, ou na postura, investindo na criatividade. "O importante é que o profissional invista no seu diferencial para destacar-se e sair do lugar comum".

A partir da próxima semana, a Coluna Desafio 21 ganha uma nova seção: " COM ESTILO ", que vai trazer dicas sobre imagem, compor-tamento e estilo profissional. A idéia, como ressalta a consultora Andrea Neves, é mostrar que uma boa apresentação pessoal conta pontos valiosos para a construção de uma imagem profissional consistente.

Rede Gestão