Coluna

|Variedades - Artigos Principais - Roberto Montezuma

Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Veja por autor

500 anos de arquitetura

whatsapp linkedin
Publicado em Sun May 07 18:09:00 UTC 2000 - Edição 85
A história e expressividade da arquitetura brasileira está sendo contada em um projeto coordenado pela Universidade Federal de Pernambuco, que reúne mais de sessenta pesquisadores de todo o País. A mostra Brasil - 500 Anos de Arquitetura é uma prova de que Pernambuco tem uma grande contribuição a dar neste momento em que são comemorados os quinhentos anos da chegada dos portugueses ao Brasil. Trata-se de uma mostra multimídia, composta por livro, exposição, videodocumentário, ciclo de palestras, CD-ROM e site na Internet, que será lançada oficialmente no Recife, no dia 27 de novembro, durante o IX Congresso Íbero Americano de Urbanismo. No próximo ano, Brasil - 500 Anos de Arquitetura percorrerá doze capitais brasileiras e, no ano seguinte, vários países.

O objetivo do projeto é reconstituir a história da arquitetura brasileira, dando ao público a oportunidade de conhecer, de forma acessível, toda a sua surpreendente riqueza e diversidade. O dire-cionamento que está sendo dado à Mostra permite que a complexa arquitetura brasileira seja apresentada com equilíbrio entre simplicidade e rigor acadêmico. Esse equilíbrio permite que qualquer pessoa compreenda o seu conteúdo.

A pesquisa abrange um período de tempo maior que os quinhentos anos propriamente ditos. Está dividido em nove módulos temáticos: Arquitetura Indígena, Arquitetura Popular, Arquitetura Colonial Arquitetura Moderna, Brasília, Arquitetura Anos 60/70, Arquitetura Anos 80 , Arquitetura Anos 90 e Desenhando o Futuro. A abrangência será da escala urbanística até o design, num limite histórico amplo e com um método que permite aos pesquisadores grande liberdade de investigação.

Quem quiser pode conhecer o projeto na Internet, no endereço www.arqbr.com.br, que recebe atualização sistemática e já desperta um interesse significativo do público. Cerca de 1.000 internautas por semana acessam a página, o que vem superando todas as expectativas iniciais dessa iniciativa apoiada pelo Governo Federal, Governo do Estado de Pernambuco, Prefeitura da Cidade do Recife, IAB, Iphan, Unesco, Federação Panamericana de Associação de Arquitetos e da International Union of Architectes - UIA.

É uma excelente oportunidade para todas as pessoas (e não apenas os arquitetos!) interessadas principalmente no futuro do País (e não apenas no seu passado!) conhecerem, numa visão panorâmica nunca tentada antes na amplitude adotada, essa expressão especial da técnica, da arte e da criatividade nacionais, aplicada utilitariamente à moradia, ao ambiente de trabalho, ao espaço urbano. Um exemplo vivo do potencial de uma nação e da genuína expressividade do seu povo.

Rede Gestão