Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Veja por autor

Cuidando da Comunicação Escrita de sua Empresa

whatsapp linkedin
Publicado em Sun May 09 17:58:00 UTC 2004 - Edição 293

É cada vez maior o número de empresas que estão atentas à importância de uma boa comunicação escrita. Um texto claro e preciso, além de passar a mensagem com eficiência para seu público-alvo — funcionários, clientes ou o mercado em geral —, conta pontos positivos para a organização, ajudando a construir uma imagem de competência e qualidade. O que nem todos sabem é que há profissionais especializados em assessorar empresas e profissionais na produção de diversos tipos de texto, transformando a comunicação escrita num diferencial competitivo.

 

Integrante da Rede Gestão, a pernambucana Consultexto é a única empresa especializada em consultoria editorial no Nordeste, atuando na redação, revisão e editoração de textos os mais diversos. Nesta entrevista, o escritor Paulo Gustavo e a revisora Inge Neumann, sócios da empresa, falam mais sobre a importância de uma comunicação escrita eficiente e sobre o perfil da Consultexto, que completa, esta semana, sete anos de atividade.

 

Por que um bom texto é importante para empresas e profissionais?

 

Inge – Nem todo mundo tem a obrigação de dominar a língua. Um bom contador, engenheiro ou médico têm a obrigação de ser bons tecnicamente em suas áreas, não de redigir um texto impecável. No entanto, praticamente todos os profissionais e empresas precisam de um bom texto, seja em fôlderes, cartas, artigos, relatórios, documentos ou sites. Quantas vezes não vemos um material graficamente perfeito, mas com um texto truncado, pouco objetivo e sem coerência lógica? Isso prejudica a eficiência da comunicação e conta pontos negativos para a marca e para a imagem.

 

Que problemas uma comunicação escrita inadequada pode pode causar?

 

importância da comunicação escrita, a não ser na hora do prejuízo. O texto — quer seja o conteúdo de um fôlder, quer seja uma simples mensagem de e-mail — tanto pode ser um facilitador da comunicação em sentido amplo — marketing, vendas, etc. — como um obstáculo e um complicador que leva a dissabores os mais variados, inclusive financeiros.

 

Paulo Gustavo – As empresas nem sempre se dão conta da O que é um bom texto?

 

Paulo Gustavo – A comunicação escrita tem características muito peculiares. Por isso, não se pode pensá-la como algo monolítico, mas como uma família em que há vários tipos de fisionomia. Cada tipo de texto exige uma linguagem específica, e é preciso que os redatores se dêem conta dessa numerosa diversidade. É por essa razão que um redator da área jurídica, por exemplo, pode tropeçar na redação de um manual e um criador publicitário não será, necessariamente, um bom jornalista. Um bom texto é o que melhor se ajusta ao seu meio e à sua finalidade.

 

Como atua a Consultexto?

 

Inge – Focada numa visão empresarial, a Consultexto atende a variados tipos de demanda, sempre atenta não só aos aspectos comunicativos, mas também à sua diversidade e a seu suporte editorial. Mais do que revisar, editorar, transcrever ou fazer traduções internas à própria língua — serviços praticamente milenares —, nossa consultoria, de forma pioneira no Nordeste, juntou a esses serviços uma metodologia operacional e de atendimento na qual se destaca a interlocução com o cliente. Como consultoria editorial, a Consultexto, além de adequar a forma, também se propõe, dentro da melhor tradição anglo-saxônica, a ser uma espécie de “superleitora” de originais de obras e de textos em geral.

 

Quais as empresas e organizações que mais procuram os procuram serviços da Consultexto?

 

Paulo Gustavo – Como a comunicação escrita está em toda parte, praticamente qualquer tipo de organização é nosso cliente em potencial. A diversidade é grande. Os maiores parceiros e clientes são agências de publicidade, bancos, escritórios de programação visual, editoras, ONGs, órgãos governamentais, consultorias, associações profissionais e institutos de pesquisa. Ora essas empresas requerem serviços de redação, ora apenas serviços de revisão, ora ainda transcrições de textos e preparação de originais de livros. 


Rede Gestão