Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Veja por autor

Tecnologia, pra que te quero?

whatsapp linkedin
Publicado em Sun Apr 09 17:43:00 UTC 2000 - Edição 81
Alguém se lembra dos modelos de computadores pessoais e videogames lançados há dez anos ou dos primeiros telefones celulares? Se comparados com os equipamentos cada vez mais modernos que surgem a cada dia no mercado, eles parecem, hoje, trambolhos pré-históricos, verdadeiras peças de museu. Nesse campo, a evolução tecnológica parece desconhecer limites. Muito em breve, vão chegar ao mercado engenhocas como celular com imagem, óculos que funcionam como home theatre, telefones e aparelhos de TV com acesso à Internet e inúmeros outros lançamentos, que, há pouquíssimo tempo, só existiam nos filmes de ficção científica. "As mudanças nessa área estão ocorrendo de forma muito rápida", constata o consultor Fernando Tompson, diretor de Produtos e Serviços do Iteci. "Acho que é importante questionar se os profissionais têm realmente consciência dos inúmeros recursos disponíveis, facilidades e conseqüências do que já está acontecendo."

A tecnologia está cada vez mais integrada à nossa vida pessoal e profissional. No dia-a-dia de profissionais e empresas, é uma aliada fundamental para o aperfeiçoamento da capacidade competitiva. "No processo de geração de produtos e serviços, consegue-se tanto mais competitividade quanto melhor for conhecida e automatizada a cadeia produtiva", diz Tompson. "Com isso, reduzem-se custos com estoques, pessoas, tempo e retrabalhos, além de normalmente melhorar a qualidade para o cliente."

Para o consultor, a comunicação e os computadores são os grandes protagonistas neste cenário de mudanças. Equipamentos se tornam cada vez mais potentes ao mesmo tempo que diminuem de tamanho - como acontece com o chip. "Desde os satélites, que têm cada vez mais funções e aplicações, aos equipamentos que temos no trabalho, tudo está evoluindo numa rapidez impressionante." O escritório, aliás, é o alvo para o lançamento de inúmeros novos produtos que facilitam o dia-a-dia, tornando o trabalho mais ágil. As empresas estão criando versões cada vez mais modernas de aparelhos all-in-one, com funções de impressora, copiadora, scanner e fax; palm tops com recursos crescentes; PCs cada vez mais compactos com monitores de espessura mínima, entre vários outros.

"O uso da tecnologia permite mais rapidez nos processos, mais informação. Isso leva naturalmente a melhores decisões, maior grau de exigência, melhor preparo, mais criatividade e inovação", observa o consultor. Mas muito cuidado! É importante que a evolução tecnológica esteja a serviço dos profissionais e das organizações e não o contrário. É fundamental não se tornar refém da tecnologia, investindo em equipamentos e produtos de última geração só por modismo. Não é raro encontrar locais onde sobram recursos tecnológicos e faltam aplicações, simplesmente porque eles não respondem às reais necessidades da empresa ou do profissional.

Rede Gestão