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Sociedade Caórdica (2/6) A Primeira Responsabilidade de um Administrador

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Publicado em Sun Mar 07 17:31:00 UTC 2004 - Edição 284

Caro leitor, em nosso primeiro artigo, inicialmente apresentamos o que é uma sociedade caórdica, seu propósitos, princípios, capital humano, conceitos, estrutura e prática. Agora, vamos aprofundar nossa análise sobre esse modelo organizacional, difundido por Dee Hock. Falaremos sobre a primeira responsabilidade do administrador dessa organização, que pode ser a sua, neste momento.

 

“Convido-o a liderar a si mesmo, liderar seus superiores, liderar seus iguais, liderando seus subordinados para que façam o mesmo” (Dee Hock).

 

Primeiro Você. Sim, em primeiro lugar, procure gastar 50% do seu tempo diário investindo em você, ou seja, administrando a si próprio, liderando a si mesmo. É uma tarefa complexa, pois é muito mais difícil do que determinar e controlar o comportamento dos outros. Exige determinação, perseverança, constância de propósitos.

 

Mas como deve ser esse investimento pessoal? No que investir? Essas são algumas das perguntas que você deve estar formulando neste momento.Todos nós precisamos buscar constantemente o nosso aperfeiçoamento humanístico prioritariamente. Por uma razão bem simples. Existem, na Terra, cerca de seis bilhões de pessoas, cada uma totalmente diferente da outra. Portanto, precisamos, em primeiro lugar, desenvolver nossas habilidades de relacionamento com as pessoas e suas adversidades.

 

O relacionamento humano é simples e complexo ao mesmo tempo. No nosso dia-a-dia, convertemos nossos pensamentos em palavras, gestos e ações que podem proporcionar alegrias e tristezas para as pessoas que participam de nossa Rede Integrada de Relacionamento (Familiar, Profissional, Político e Social), fortalecendo ou fragilizando nosso relacionamento nessa rede de contatos.

 

Como desenvolver a nossa habilidade de nos relacionar? Em primeiro lugar, é preciso ter paixão por tudo o que se fez, faz ou vai fazer. Assim, adquirimos a paz interior, a serenidade, a harmonia e o equilíbrio necessários para o fortalecimento de nossa inteligência emocional, visando controlar os acontecimentos de nosso dia-a-dia que valem a pena ser controlados.

 

Dificilmente uma pessoa que não ama o que faz pode ter um bom relacionamento com a sua Rede Integrada. Quem não ama não tem paixão, não cultiva amor naquilo que faz, o faz por obrigação. Por necessidade. Gera ou é parte integrante de conflitos de relacionamento. Pode até manter níveis satisfatórios de relacionamento em sua Rede de Contatos, mas nunca será com a Rede Integrada, e sim com parte dela.

 

Se você desenvolve constantemente atividades em seu dia-a-dia que não lhe proporcionam prazer e satisfação, está na hora de mudar, pois nunca é tarde para ser feliz. O sucesso está com as pessoas felizes, leves e soltas, que fazem o que amam, conseqüentemente possuem paz interior ou estão próximos de alcançá-la.

 

Em segundo lugar, para ter um relacionamento humano duradouro e consistente, seja verdadeiro, íntegro, justo, transparente, sincero e gentil com todos os membros de sua Rede Integrada de Relacionamento na defesa de seus valores internos. Assim, você estará fortalecendo o seu caráter e sendo ético consigo mesmo e para com todos os que o cercam. Fale sempre com clareza e olhe nos olhos, procurando sempre compreender para depois ser compreendido. Ninguém é perfeito, e nunca disse que era fácil, mas cada um de nós possui um tempo de vida dado por Deus. Tenho certeza de que Ele não nos deu para sermos seres errantes e egoístas, mas sim para procurarmos o aprimoramento humano necessário para gerarmos condições melhores de vida aos nossos semelhantes, para oferecermos e termos qualidade de vida. Lembre-se: não existe qualidade de vida sem justiça social e humana. O contrário é exploração e/ou subjugação social.

 

Em terceiro lugar, o mais fácil de todos os requisitos necessários para ter um relacionamento humano saudável: desenvolva suas competências essenciais necessárias para o bom desempenho da sua função. O que são competências? O conjunto formado por: conhecimento, habilidades e atitudes. Não basta ter todo o conhecimento do mundo ou ser técnico por excelência se você não possui a habilidade de multiplicar, criar, inovar ou de aplicar esses conhecimentos. Não adianta também você ter conhecimento e habilidades, porém não possuir uma atitude proativa, empreendedora, de agir antes que alguém aja por você. Mescle seu conhecimento de forma que você possa adquirir conhecimento técnico especializado para o exercício de uma função ou tarefa; conhecimento comercial suficiente para poder vender-se; conhecimento financeiro suficiente para poder converter o quantitativo e qualitativo de suas competências em resultado concreto mensurável e, por último, ter o domínio das boas práticas administrativas, que não permitam você deixar de fazer ou esquecer, ou até mesmo relegar a segundo plano, alguma atividade necessária para o seu desempenho e crescimento profissional.

 

Comece agora a sua reflexão e discuta com seus amigos como é liderar a si mesmo. Em nossa próxima oportunidade, falaremos de como liderar nossos superiores. Boa sorte!


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